Trump vai apostar na teoria da eleição fraudada e em sua base radical para forçar vitória, diz Pepe Escobar
Para o jornalista, a eleição norte-americana “vai virar uma batalha legal absolutamente infernal”, com Trump contestando a lisura do processo eleitoral e mobilizando sua base radical para fazer pressão por um resultado favorável. “O cenário de caos já está montado”, disse. Assista na TV 247
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O jornalista Pepe Escobar disse à TV 247 nesta quarta-feira (4) que o partido Republicano dos Estados Unidos, legenda a qual pertence o presidente Donald Trump, tem algumas estratégias para garantir a reeleição do atual chefe da Casa Branca. Duas delas são a contestação da contagem de votos e a mobilização da base eleitoral republicana para pressionar por um resultado favorável a Trump.
Segundo Pepe, o partido Republicano objetivava encerrar a discussão sobre o pleito já na madrugada desta quarta, com a apuração das urnas já dando vitória a Trump. Não sendo possível, os republicanos partirão para a contestação da contagem de votos e da lisura do processo eleitoral.
“Essa eleição vai ficar pendurada até sexta-feira, que é a última coisa que os republicanos querem. Eles querem já, como o Trump falou várias vezes, declarar vitória. O plano deles foi anunciado pelo Steve Bannon ontem, ele anunciou na Fox News ao vivo, de que isso ia ser contestado. Daí a fala do Trump abrindo a possibilidade, mas do jeito que ele falou ele nem abriu possibilidade, ele praticamente disse textualmente que a eleição estava se convertendo em uma fraude. Ele estava dizendo: ‘estávamos vencendo em, estávamos vencendo em e de repente parou tudo’, e ele disse um negócio mais maluco ainda, ‘vamos levar isso para a Corte Suprema’”.
O analista político ainda ressaltou que uma possível contestação da integridade da eleição “vai virar uma batalha legal absolutamente infernal, e se isso for parar na Corte Suprema a gente sabe o resultado já de antemão, ela está seis a três a favor dos republicanos”.
O discurso do presidente estadunidense também foi, de acordo com Pepe, um apelo à base republicana para que se mobilizem e se organizem para pressionar o resultado do pleito caso o candidato democrata, Joe Biden, vença a corrida pela Casa Branca. “O Trump mandou uma apitinho de cachorro para a base dele, e a base pesada já está esperando isso: ‘vão roubar a eleição da gente na hora em que a gente estava ganhando’, foi exatamente a mensagem que ele passou. Ele passou duas mensagens, ele passou uma mensagem para o sistema de que a batalha já começou e passou uma mensagem para essa base super mobilizada e radicalizada de ‘olha, fiquem de olho’. O cenário de caos já está montado”.
Inscreva-se na TV 247 e assista à análise de Pepe Escobar na íntegra:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247