"Suspensão da viagem à China traz prejuízo enorme às relações bilaterais", diz José Reinaldo Carvalho

"Essas relações iriam dar um grande salto", afirmou o jornalista, lembrando que o adiamento da viagem também "atrasa a assinatura de uma série de contratos"

Lula, Xi Jinping e José Reinaldo Carvalho
Lula, Xi Jinping e José Reinaldo Carvalho (Foto: Ricardo Stuckert/PR | Noel Celis/Pool via Reuters | Felipe L. Gonçalves/Brasil247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Editor de Internacional do Brasil 247, o jornalista José Reinaldo Carvalho afirmou que o adiamento da viagem do presidente Lula à China "traz prejuízo enorme às relações bilaterais" entre Brasil e o país asiático.

De pronto, ele rebateu as "ilações" de que Lula "teria cedido a alguma pressão que tenha havido da superpotência estadunidense para cancelar ou suspender a viagem a China". "Que o imperialismo estadunidense se opõe a uma maior aproximação do Brasil e da China eu não tenho dúvida, mas tenho certeza que o governo brasileiro não iria ceder a esse tipo de ingerências e pressões", afirmou à TV 247 nesta segunda-feira (27).

continua após o anúncio

Na sequência, o jornalista reconheceu que o atraso da ida do mandatário brasileiro à China prejudica as relações entre as duas nações. "É óbvio que o resultado da suspensão da viagem é um prejuízo enorme para as relações bilaterais, porque essas relações iriam dar um grande salto. Então isso prejudica, atrasa a assinatura de uma série de contratos, deixa de criar um fato estupendo na geopolítica e para a vida nacional".

O governo brasileiro anunciou no sábado (25) que o presidente Lula cancelou sua viagem à China após ser diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e infecção viral causada pela influenza A.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247