Site ajuda consumidores com problemas

Zaanga rene grupos de consumidores com os mesmos tipos de problema e leva as reclamaes para a esfera judicial

Site ajuda consumidores com problemas
Site ajuda consumidores com problemas (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Cassius Oliveira_247 – O sucesso das redes sociais abre espaço para muitas oportunidades, entre elas, a de amparar consumidores prejudicados pelo e-commerce – comércio eletrônico. Aproveitando o espaço proporcionado por esses ambientes, dez microempreendedores criaram o Zaanga, aplicativo para Facebook que tem como objetivo reunir consumidores com problemas em suas compras e repassar seus casos às empresas, ao Ministério Público e aos Procons.

O principal fator que motivou os criadores do Zaanga foi a falta de retorno das empresas por meio das redes sociais, apesar da grande visibilidade proporcionada. De acordo com uma pesquisa da empresa Maritz Research, apenas 30% das pessoas que reclamam das empresas por esses sites recebem alguma resposta.

Para fazer parte do Zaanga, o consumidor deverá acessar o aplicativo a partir de seu cadastro no Facebook, preencher um questionário em que, com base em palavras-chave, permite que o aplicativo tome conhecimento de outro grupo de pessoas com o mesmo problema. A partir daí, o cliente tem a opção 'mobilize-se', caso queira ter sua reclamação encaminhada, por uma advogada, para a empresa e órgãos competentes. Caso não queira esta opção, o consumidor pode ficar apenas como um observador de outras reclamações sobre o mesmo assunto.

continua após o anúncio

De acordo com a sócia-fundadora do aplicativo, Raquel Costa, a ideia é melhorar a relação entre empresas e consumidores. "As empresas conseguem monitorar quantas vezes são citadas nas redes. Mas o consumidor não tem como saber quantas pessoas vivem o mesmo problema que ele. O Zaanga permite que eles se encontrem e ajam conjuntamente". O Zaanga é administrado por quatro equipes: concepção de produto, tecnologia, comunicação e jurídico.

O site entrou no ar na tarde da segunda-feira e já tem reclamações de diversas empresas. Até o fechamento desta matéria, a marca com mais problemas, segundo o ranking da página, era a operadora de telefonia celular Vivo, seguida de NET, Oi, TIM e do festival de música Lollapalooza, que teve problemas ao vender ingressos no início desta semana.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247