Setenta e oito milhões em ação na web
Nmero de usurios que acessam a internet no Brasil subiu 5,5% em relao ao mesmo perodo de 2010
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Bahia 247 - O acesso à internet no Brasil tem aumentado a cada ano. Neste segundo semestre de 2011, a quantidade de usuários atingiu a marca de 77,8 milhões de pessoas que acessam em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais). De acordo com a pesquisa Ibope Nielsen Online, divulgada no dia 9, esse número é 5,5% superior ao do segundo trimestre de 2010 e 20% maior que o do segundo trimestre de 2009. Segundo a pesquisa, o maior crescimento ocorre em residências.
Considerando somente os usuários ativos em domicílio, o número passou de 32,3 milhões em agosto de 2010 para 37 milhões em agosto de 2011, uma expansão de 14,4% no período. Houve crescimento também de 9,2% no número de usuários ativos no trabalho e em residências em relação a agosto de 2010, que somam 45,4 milhões.
As categorias com maior acréscimo percentual do número de usuários únicos em agosto em relação ao mês anterior foram Educação e Carreiras, com evolução de 9,1%, e Ocasiões Especiais, que cresceu 8,3%. Os sites da categoria Educação e Carreiras atingiram 25,8 milhões de usuários únicos, o que corresponde a 56,7% do total de usuários ativos do mês.
Os sites de Ocasiões Especiais chegaram a 11,7 milhões, ou 25,7% dos internautas no trabalho ou em domicílios. Também cresceu em agosto a audiência de sites de pesquisas na internet e de informações financeiras.
Brasil tem maior alcance em sites de comunidades
A subcategoria Comunidades, em que se classificam os sites de redes sociais, fóruns, blogs, microblogs e outras páginas de relacionamento, chegou a 39,3 milhões de pessoas, equivalente a um alcance de 87% dos internautas de agosto.
Esse alcance posiciona os sites sociais como a terceira subcategoria em número de usuários e mantém o Brasil com o maior alcance em sites de comunidades entre os dez países acompanhados com a mesma metodologia.
Excepcionalmente e para esclarecimento do mercado, o Ibope Nielsen Online este mês divulga o número de usuários únicos dos sites sociais. Em agosto, o Facebook atingiu 30,9 milhões de usuários únicos, ou 68,2% dos internautas no trabalho e em domicílios, equiparando-se ao Orkut, o maior site social no Brasil, até então, que registrou alcance de 64%, ou 29 mil hões de usuários. O Twitter também manteve tendência de crescimento no Brasil e em agosto marcou 14,2 milhões de usuários únicos, ou 31,3%.
Em agosto, em média, cada usuário brasileiro de redes sociais conectou-se a esses sites por um tempo de 7 horas e 14 minutos.
Banda Larga
Crescimento no acesso a banda larga justifica o crescimento de novos internautas brasileiros. A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) divulgou que houve um aumento de 67% dos acessos em banda larga desde maio de 2010. Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para que esse número seja ampliado no país, é necessário o corte de impostos pelo Governo Federal.
Vale lembrar que nesta segunda-feira (12), no programa 'Café com o Presidente', Dilma Rousseff afirmou também que o preço da banda larga está sendo reduzido e, a partir de 1º de outubro, o serviço será oferecido por R$ 35 por mês. Ela anunciou ainda que vai investir R$ 200 milhões na infraestrutura das 12 cidades-sede da Copa do Mundo para garantir a qualidade de acesso a internet através do celular.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247