Reinaldo Azevedo: Bolsonaro e Guedes criam o AI-5 do coronavírus

Jornalista Reinaldo Azevedo destaca que a MP 966, que anistia agentes públicos por atos durante a pandemia, “é escandalosamente inconstitucional”. “Quer a excludente de ilicitude da pandemia ou o AI-5 do coronavírus", afirma

Ministro Paulo Guedes fala a jornalistas próximo a Jair Bolsonaro
Ministro Paulo Guedes fala a jornalistas próximo a Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O jornalista Reinaldo Azevedo destaca em sua coluna desta sexta-feira (15) na Folha de S. Paulo, que a medida provisória 966, editada nesta quinta por Jair Bolsonaro, “é escandalosamente inconstitucional”. “Quer a excludente de ilicitude da pandemia ou o AI-5 do coronavírus. Segundo o texto, os agentes públicos só poderão ser responsabilizados nas esferas civil e administrativa se agirem ou se omitirem por dolo ou erro grosseiro. É direito criativo de lunáticos”, dispara Azevedo. 

O jornalista observa que Constituição, no parágrafo 6º do artigo 37, destaca que “as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa”.

continua após o anúncio

“O presidente, com sua militância irresponsável e dolosa em qualquer esfera, vê se agigantar a montanha de cadáveres, mesmo com a brutal subnotificação”, diz o jornalista. Ao mesmo tempo, segundo ele “ministro da Economia, Paulo Guedes, “falha de maneira grotesca num diagnóstico minimamente realista da crise e na assistência a pobres e empresas”.

“Ambos temem uma avalanche de ações por improbidade administrativa e tentam uma vacina para se proteger. Estão perdidos e vituperando contra os mortos”, completa.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247