Por uma banda larga – de fato

Agncia Nacional de Telecomunicaes decide hoje novas regras de qualidade da internet no Brasil

Por uma banda larga – de fato
Por uma banda larga – de fato (Foto: Shutterstock)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A Agência Nacional de Telecomunicações pode dar um passo largo nesta quinta-feira em direção à melhoria da banda larga no Brasil. O Conselho Diretor da Anatel vai se reunir hoje para votar as novas regras de qualidade da internet no País. Essa regulamentação incomoda – e, claro, une – os donos das operadores de banda larga, que poderão ter de mudar a entrega do serviço oferecido aos brasileiros. Atualmente, boa parte dessas empresas só disponibiliza ao consumidor 10% da velocidade que ele contratou. É dessa internet preguiçosa e vagarosa que os brasileiros querem se livrar. 

Ontem, as 90 instituições que organizam a campanha “Banda larga é um direito seu!” participaram de um tuitaço em prol da qualidade dos serviços no País. A hashtag #qualidadeja, uma clara advertência aos diretores da Anatel e aos figurões da telefonia, figurou nos Trending Topics (assuntos mais comentadas) durante a tarde e início da noite. O Brasil 247 também entoou essa cobrança de autoridades e empresários. Nossos leitores embarcaram nessa e também pediram #qualidadeja:

Orlei Bacil Junior, de São João do Triunfo (PR)
“Aqui em minha cidade a qualidade da internet é péssima! A única disponível é via rádio! Pago 53 reais por 200 kb” 

continua após o anúncio


Stéfan Simon, de Panambi (RS)

“Aqui só tem Oi, R$ 90 por uma banda ‘larga’ de 600 kb”


Assim como Orlei e Stefan, o que os consumidores querem é maior velocidade de acesso à web. E, no caso de a quantidade de Kbps não corresponder ao valor contratado, eles esperam um abatimento na fatura proporcional à velocidade não entregue. Também pedem regras de qualidade no atendimento ao cliente – de forma que seja estipulado um prazo máximo de reparação de serviço, instalações e encaminhamento de queixas.

continua após o anúncio

Outra reivindicação é quanto à manutenção de capacidade máxima de uso da rede. Órgãos de defesa do consumidor creem que o limite ideal é de 80% - evitando assim sobrecarga da rede e problemas na conexão.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247