Por que o The Daily chegou ao fim

Especialista em mídia e tecnologia, Tiago Doria avalia que a extinção da publicação para iPad é reflexo de um problema comum: colocar as tecnologias na frente dos processos

Por que o The Daily chegou ao fim
Por que o The Daily chegou ao fim


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Por que o The Daily, da gigante News Corp., chegou ao fim? Afinal, a publicação criada exclusivamente para iPad tinha, no início, grandes promessas de vingar. A empresa tem experiência de mercado – é comandada pelo magnata da mídia Rupert Murdoch -, o iPad é um aparelho ainda fascinante e o conteúdo, segundo o discurso de lançamento, seria exclusivo, acompanhado de muita interação.

Para o especialista em mídia e tecnologia Tiago Dória, o fim da publicação é reflexo de um problema comum entre as companhias que querem migrar para o digital: colocar as tecnologias na frente dos processos. Uma empresa de jornalismo que supervaloriza demais as tecnologias é tão leniente quanto aquela que ignora as evoluções tecnológicas", analisa Dória.

Leia abaixo sua análise sobre o assunto, publicada em seu site:

continua após o anúncio


Meu comentário sobre o fim do The Daily

Algumas pessoas no Brasil pediram para comentar o fim do The Daily.

continua após o anúncio

Para quem ainda não sabe do que se trata, o The Daily é uma publicação exclusiva para iPad (em formato de aplicativo) que a News Corp lançou em 2011. Mas que, menos de dois anos depois, teve o seu encerramento anunciado.

Muita coisa tem sido escrita em inglês sobre a morte do The Daily.

continua após o anúncio

A falta de uma "filosofia device agnostic", conteúdo pobre, a ausência de pessoas com formação e experiência tecnológica na alta diretoria do projeto, tentativa errônea de lançar uma nova marca em um mercado cada vez mais competitivo são alguns dosmotivos levantados para o fim da publicação.

Para mim, o encerramento das operações do The Daily é reflexo de um problema comum em empresas de jornalismo que querem migrar para o digital – colocar as tecnologias na frente dos processos.

continua após o anúncio

Uma empresa de jornalismo que supervaloriza demais as tecnologias é tão leniente quanto aquela que ignora as evoluções tecnológicas. Era nítido que, em seu lançamento, o iPad passou a ser supervalorizado e visto pela News Corp como uma forma de revitalizar e de até salvar os negócios na área impressa.

O The Daily era uma nova tecnologia, mas com velhos processos. Decisões centralizadas e de cima para baixo, uma estrutura pesada e burocrática (mais de 100 funcionários com um orçamento milionário), pouca participação do público, trato do consumo de conteúdo como ponto final e não de partida da experiência.

continua após o anúncio

Enfim, a publicação poderia ter sido a chance da News Corp atualizar, questionar e inovar os seus processos. Mas aconteceu justamente o contrário.

Tenho a opinião de que, antes tudo, é necessário exatamente contestar e atualizar os processos. A tecnologia entra somente depois como facilitadora. A tendência é as tecnologias virarem commodity de modo rápido e o diferencial das empresas estar justamente em seus processos, como o de serviço.

continua após o anúncio

O fim do The Daily é mais um exemplo de que o problema das empresas de jornalismo não é necessariamente sobre conteúdo ou tecnologia, mas sim sobre processos. Tomara que sirva de exemplo para o mercado despertar para esse detalhe.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247