PMDB acusa Rodrigo Maia de falsa propaganda no Facebook

Segundo os advogados, o movimento #Rioestamosdeolho usou um site chamado 'Foto Search' para buscar imagens e criar perfis falsos para atacar a gestão municipal de Eduardo Paes

PMDB acusa Rodrigo Maia de falsa propaganda no Facebook
PMDB acusa Rodrigo Maia de falsa propaganda no Facebook (Foto: Folhapress)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Rodrigo Maia, é acusado pelo PMDB de criar perfis falsos no Facebook, com o objetivo de divulgar o movimento #Rioestamosdeolho, que ataca a gestão de Eduardo Paes. A imagem de uma pessoa dos EUA e da África do Sul teriam sido usadas indevidamente. Leia na reportagem de Bruno Góes, do Globo:

Uma peça publicitária do Democratas protagonizada pelo pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Rodrigo Maia, é alvo de processo pelo PMDB-RJ .

Segundo o partido, foram criados perfis falsos no Facebook, mostrados posteriormente na TV, com o objetivo de divulgar o movimento #Rioestamosdeolho. A campanha pretende fiscalizar o mandato do prefeito Eduardo Paes através das redes sociais.

continua após o anúncio

Nesta quinta-feira, o PMDB ajuizou uma representação de propaganda antecipada e protocolou uma notícia-crime no Ministério Público Eleitoral por falsa propaganda contra Rodrigo Maia.

- Eles usaram um site chamado 'Foto Search' para buscar imagens e criar perfis falsos para atacar a gestão municipal. O Paulo que existe na campanha, por exemplo, é um homem de uma caixa de tintura para cabelos dos Estados Unidos - diz o advogado do PMDB, Eduardo Damian.

continua após o anúncio

Uma personagem mostrada pela peça também pode ser encontrada em um site da África do Sul. Célia Aperecida Ramos, no vídeo do DEM, reclama que "professores da rede municipal estão ganhando muito pouco", enquanto sorri aparentemente satisfeita em um site sul-africano de recrutamento de babás.

Rodrigo Maia disse não saber se as fotos eram de outras pessoas, pois tratava-se de "uma questão técnica", atacou "o partido do guardanapo" - em referência à viagem de Sérgio Cabral a Paris com empresários-, e justificou a construção dos perfis como uma possibilidade de proteger a identidade das pessoas:

continua após o anúncio

- Nós temos muitos servidores que entraram na campanha. Nós resolvemos protegê-los. As mensagens são deles. Agora, se o PMDB, o partido do guardanapo, quer processar, que vá à Justiça. Hoje o prefeito, que não discute nada, resolveu entrar em campanha - disse o pré-candidato.

Embora Maia tenha negado qualquer ilegalidade ou problema ético, no canal #Rioestamosdeolho do YouTube, o vídeo original foi excluído.

continua após o anúncio

Um vídeo (assista acima) que contém a denúncia e questiona a credibilidade do pré-candidato ainda circula na internet.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247