Para Reinaldo, pena de Jefferson é injusta

Blogueiro de Veja.com lamenta a prisão de Roberto Jefferson e critica o fato de sua pena ser maior do que a de Delúbio Soares e idêntica à de José Dirceu; segundo Reinaldo, Jefferson "fez alguns cálculos errados" e também teria ajudado a criar a "mitologia de que Lula não sabia de nada"

Blogueiro de Veja.com lamenta a prisão de Roberto Jefferson e critica o fato de sua pena ser maior do que a de Delúbio Soares e idêntica à de José Dirceu; segundo Reinaldo, Jefferson "fez alguns cálculos errados" e também teria ajudado a criar a "mitologia de que Lula não sabia de nada"
Blogueiro de Veja.com lamenta a prisão de Roberto Jefferson e critica o fato de sua pena ser maior do que a de Delúbio Soares e idêntica à de José Dirceu; segundo Reinaldo, Jefferson "fez alguns cálculos errados" e também teria ajudado a criar a "mitologia de que Lula não sabia de nada" (Foto: Leonardo Attuch)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Para o blogueiro Reinaldo Azevedo, de Veja.com, o ex-deputado Roberto Jefferson é vítima de uma tremenda injustiça. Segundo ele, o chamado "delator do mensalão" teria feito alguns "cálculos errados", que o levaram à situação atual: a prisão em Niterói. Leia abaixo:

Jefferson preso
E Jefferson na cadeia? Isso é justo ou injusto? Creio que ele próprio não tinha noção, inicialmente, da dimensão que as coisas poderiam assumir. Fez alguns cálculos errados, acho eu. O primeiro deles consistiu em livrar a cara de Lula já na entrevista que concedeu à Folha, na edição de 6 de junho de 2005. Deu a entender que o então presidente não sabia de nada e que, ora vejam!, ficara muito indignado. Em depoimento na Câmara, referindo-se ao chefão do mensalão, afirmou: “Zé Dirceu, se você não sair daí rápido, você vai fazer réu um homem inocente, que é o presidente Lula. Rápido, sai daí rápido, Zé!”.

Jefferson, em suma, ajudou a criar a mitologia de que Lula não sabia de nada, o que parece ter contribuído para que a Procuradoria Geral da República não se esforçasse muito para evidenciar o contrário.

continua após o anúncio

Antes de abertos os procedimentos formais de investigação, Jefferson  poderia ter negociado, por exemplo, um acordo de delação premiada. Não o fez. Embora advogado de formação, talvez lhe tenha escapado que havia cometido alguns dos crimes dos quais acusava alguns parceiros de trajetória. Quando se considera esse aspecto, a conclusão é uma só: é justo, sim, que esteja sendo punido, a exemplo de outros.

Quando, no entanto, se observa o papel que cada um deles desempenhou na tramoia, aí, meus caros, as coisas se complicam um pouco. Jefferson cumprirá pena, em regime semiaberto, de 7 anos e 14 dias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. É superior à de Delúbio Soares, de 6 anos e 8 meses, e quase igual a de José Dirceu, de 7 anos e 11 meses. Os dois petistas foram condenados por corrupção ativa e devem ser inocentados do crime de quadrilha. O julgamento tem a sua dinâmica, sei disso, mas afronta o bom senso que o homem que denunciou um crime gigantesco, ainda que tenha praticado ilegalidades também, cumpra uma pena superior à do principal operador do esquema, Delúbio, e quase igual à daquele que foi considerado o chefão da tramoia: Dirceu.

continua após o anúncio

Ah, sim: Jefferson também tem uma multa a pagar: R$ 720,8 mil. Pode ir tratando de enfiar a mão no bolso. Se fosse um petista, o partido logo faria uma daquelas vaquinhas indecorosas.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247