Ombudsman fala em desafio do jornal impresso
"Agora que as notícias estão disponíveis como água na torneira, é questão de sobrevivência preocupar-se com contexto, análise, densidade, sempre no sentido de transformar o importante em interessante. Dar um salto de qualidade e de criatividade para adaptar-se aos novos tempos é o maior desafio da Folha e dos impressos em geral", escreve Suzana Singer, em sua última coluna como ombudsman na Folha de S. Paulo
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – Em sua coluna de despedida como ombudsman da Folha de S. Paulo, Suzana Singer traz à tona o dilema do jornal impresso, que, como diz a jornalista, precisa "mostrar ao leitor o que ele não vê nos posts dos amigos no Facebook". No caso da Folha em especial, ela opina que o noticiário, que é a alma do jornal, está combalido pela concorrência com o on-line. "São raros os dias em que a Folha surpreende o leitor e não parece um replay de notícias vistas nas telas da TV ou do computador".
"Agora que as notícias estão disponíveis como água na torneira, é questão de sobrevivência preocupar-se com contexto, análise, densidade, sempre no sentido de transformar o importante em interessante. Dar um salto de qualidade e de criatividade para adaptar-se aos novos tempos é o maior desafio da Folha e dos impressos em geral", analisa ainda Suzana Singer.
A ex-ombudsman fala também sobre a necessidade de diálogo entre os veículos e os leitores. "Mostrar a cozinha ao leitor ajuda a desinflar teorias conspiratórias", diz. Segundo ela, quem não está habituado ao cotidiano de um jornal acredita que todas as decisões são tomadas "por uma cúpula interessada em apoiar ou destituir um governo". Suzana acredita que a polarização partidária está levando a uma visão simplória "de que todos os veículos distorcem e de que não existe o fato, apenas versões".
Suzana Singer será substituída, a partir desta segunda-feira 28, pela jornalista Vera Guimarães Martins.
Leia aqui a íntegra da coluna de hoje.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247