Ombudsman da Folha destaca erro na reportagem que não ligou PT à queda da desigualdade entre 2002 e 2015

"O episódio reforça desnecessariamente a suspeita de que há, adotando o termo, nexo causal na omissão, uma predisposição do jornal contra o PT", destaca o jornalista

Dilma Rousseff e Lula
Dilma Rousseff e Lula (Foto: Cláudio Kbene)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista José Henrique Mariante, ombudsman da Folha de S. Paulo, destacou que o jornal errou ao não associar, em uma reportagem publicada no domingo (24), a redução da desigualdade de renda entre 2002 e 2015 aos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. “O episódio reforça desnecessariamente a suspeita de que há, adotando o termo, nexo causal na omissão, uma predisposição do jornal contra o PT”, escreveu Mariante.

Segundo ele, “a primeira versão da reportagem, bastante completa, só não dizia que o período analisado coincide majoritariamente com o de governos petistas. O texto recebeu mais tarde uma emenda que incluiu a informação. No 31º parágrafo.Leitores reclamaram”. 

continua após o anúncio

“Em resposta aos diversos questionamentos recebidos via ombudsman, a editoria de Mercado ponderou que alterou o texto, mas que não é possível estabelecer um nexo causal entre os mandatos e os dados, uma vez que a pesquisa não investigou as causas da queda, apenas observou a redução dentro de uma série histórica’, destacou. “Nem tanto ao mar nem tanto à terra, era um ruído previsível e fácil de evitar”, completou o ombudsman. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247