O tablet e a revolução na leitura

Antes da existncia do iPad, a holandesa WoodWing j imaginou como seria folhear uma revista no gadget; Steve Schaffran, diretor da companhia na Amrica Latina, conta como tudo comeou



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Gisele Federicce

Um bom período antes de qualquer tablet sequer existir, alguns pensadores de programação e comunicação já visualizavam revistas e jornais publicados em um suposto computador em formato de prancheta, que possivelmente ainda seria criado. Ele realmente surgiu, sendo o primeiro na cabeça de Steve Jobs, fundador da Apple, e foi apresentado ao mundo oficialmente no início de 2010. Um mês antes de estar disponível aos consumidores, em abril do ano passado, a holandesa WoodWing desenvolveu o que seria o primeiro software criado exclusivamente para adaptar publicações (ou criar novas) ao produto criado por Jobs e precursor no segmento, o iPad.

A solução da WoodWing, chamada de Enterprise, trazia duas linhas de pensamento às equipes da empresa: poderia ser uma mera colaboradora no mundo da leitura digital ou revolucionar o modo de consumir conteúdo. A ideia pegou no mercado e a segunda linha toma forma. Com a ideia fresquinha em mãos, um programador da empresa se dirigiu à redação da revista TIME, nos Estados Unidos, para oferecê-la aos editores. O produto foi tão bem recebido que o representante da companhia holandesa precisou rodar cinco andares do prédio mostrando à equipe do veículo como a revista seria visualizada em um iPad. Eles toparam digitalizar a publicação e, no mesmo dia de lançamento do tablet da Apple, a loja de aplicativos da empresa da maçã já tinha disponível um app da TIME adaptado para o novo produto, com um projeto gráfico novo e interativo – já utilizando recursos de vídeo e slideshow.

continua após o anúncio

Líder mundial no desenvolvimento de publicações para tablets, a WoodWing possui hoje um sistema que cria jornais e revistas para as plataformas Android (do Google), BlackBerry PlayBook e webOS tablet devices (sistema do tablet a ser lançado pela HP), além do iOS, do iPad. No Brasil, atua desde 2005. “As empresas brasileiras foram muito calorosas com a nossa chegada. E tivemos facilidade pelo fato de as redações já estarem equipadas com máquinas bastante modernas, diferente da Argentina”, conta Steve Schaffran, diretor da WoodWing para a América Latina. Antes representada no País como uma revenda do Enterprise, composta por um único funcionário, a companhia conta atualmente com uma equipe de seis profissionais e status de central, com 17 revendas subordinadas.

As pegadas da empresa no País têm sido cada vez mais marcantes. Nos primeiros cinco anos de atuação, foram vendidos cinco sistemas a empresas nacionais e, apenas em 2010, a companhia vendeu 12. A expectativa para 2011 é que sejam negociados cerca de 18 programas e que o faturamento seja três vezes maior do que o de 2010 (não revelado). A receita do ano passado teve crescimento similar em relação a 2009.

continua após o anúncio

A primeira revista nacional a aderir à adaptação do iPad foi a VEJA, da editora Abril. A lista hoje é longa, contando com 12 publicações apenas com a marca Abril, o diário O Estado de S.Paulo, o jornal exclusivo para tablets Brasil 247, entre outros títulos. Há poucos meses, a companhia holandesa foi responsável pelo desenvolvimento da primeira revista exclusiva para iPad, a Project, criada por Richard Branson, dono do grupo Virgin. A publicação digital traz vídeos, áudios, gráficos que trocam de imagens com o toque dos dedos e anúncios interativos. “Estamos muito felizes com a forma que os meios de comunicação estão aproveitando essas novas ferramentas. Em certo sentido, estão explorando o que há disponível de tecnologia na comunicação”, diz Steve Schaffran.

Schaffran acredita que os tablets, e sobretudo o iPad, venham a ser ferramentas de mudanças fundamentais no mundo da comunicação. Assista a curta entrevista abaixo e saiba com mais detalhes sua visão a esse respeito. Schaffran também dá dicas dos requisitos básicos necessários a um pequeno editor que quer ter uma publicação adaptada para tablets.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247