O poder dos memes

Devido à grande repercussão gerada por esses vídeos, têm surgido no mercado empresas focadas apenas nesse tipo de negócio, como o Parafernalha



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

É fato que as redes sociais adentraram a vida das pessoas, assim como a TV a cabo e o uso de aparelhos eletroeletrônicos, em uma relação intermediada pela comunicação escrita e visual. Nesta globalização da imagem e da palavra, quem ganha destaque e expansão é o termo denominado “meme” – vocábulo criado para definir o que é aprendido por outros usuários nas redes sociais. Quanto mais um meme é visto e comentado na internet, mais ele ganha “poder” e função.

Os memes são originários de uma mensagem, geralmente com conteúdo jocoso, vinculada por fotos, textos ou frases e vídeos. Segundo Denise Norões, Diretora de Planejamento de Marketing Digital da agência Netestudio, “o meme é engraçado e tem expansão na internet porque é uma linguagem fácil e divertida, que transforma os conceitos muito populares - os chavões - em piada”.

Recentemente, temos dois exemplos em vídeo que ilustram muito bem o poder de um meme. O primeiro deles surgiu de uma propaganda de um imóvel na Paraíba e virou hit devido à frase “Menos Luíza, que está no Canadá”. Em menos de 24 horas de veiculação do anúncio, o assunto ficou entre os 10 mais comentados do Twitter em todo país e também fez com que a própria Luíza (que não era um personagem publicitário, mas filha de um dos proprietários do imóvel veiculado no comercial) aterrissasse no Brasil sem entender o porquê de seu nome ser tão comentado em todos os veículos de comunicação.

continua após o anúncio

O segundo exemplo aconteceu no final de março. Kession Santos postou um vídeo, intitulado “Para nossa Alegria”, que teve, até a conclusão deste artigo, exatas 11.604.577 visualizações no Youtube. Seu sucesso deve-se à interpretação de uma canção, feita por um grupo vocal composto pela auxiliar de limpeza Marinalva Barbosa com seus filhos Jefferson (19) e Suellen (17). O sucesso foi impulsionado por paródias feitas pelo programa Comédia MTV, em que Tatá Verneck, Marcelo Adnet e Paulinho Serra representam a família de Marinalva; por outro vídeo no Youtube, no qual Jair Rodrigues, Jairzinho e Luciana Mello divulgam o show da família Rodrigues - e também pelo pagodeiro Thiaguinho, que fez uma dublagem do trio Barbosa. E, no dia 1º de abril, a estreia do Pânico na Band teve a participação de Kession, Marinalva e Suellen interpretando o seu grande hit enquanto os humoristas adentravam no programa.

Devido à grande repercussão gerada por esses vídeos, têm surgido no mercado empresas focadas apenas nesse tipo de negócio. Um exemplo é o Parafernalha, pertencente ao web-celebridade Felipe Neto – que possui um “currículo digital” de, até agora, 123.705.934 visualizações no Youtube. Com os memes, que têm potencial para espalharem-se muito mais do que um vírus, só nos resta agora tentar imaginar o que a criatividade ainda trará para a tela de nossos computadores em um futuro próximo.

continua após o anúncio

Maira Reis é jornalista

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247