O futuro do jornalismo é online

Folha confirma: cai a audincia dos jornais impressos e aumenta a dos sites e aplicativos de notcias, como o Brasil 247



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Se alguém ainda tinha dúvidas sobre a verdade incontestável de que o futuro do jornalismo é online, está aí a Folha de S. Paulo que não nos deixa mentir. Na edição desta terça-feira, o jornal publica os dados de um estudo do Pew Research Center, nos Estados Unidos, chamado “The State of the News Media 2011”. Ele aponta que, no ano passado, enquanto a audiência dos jornais impressos caiu 5%, a dos sites de jornalismo cresceu 17%. Ou seja: há uma migração crescente do mundo impresso, onde a informação está concentrada nas mãos de poucas famílias, para a democracia da internet, onde não há barreiras de entrada a novos produtores de conteúdo, como é o caso do Brasil 247, primeiro jornal brasileiro no iPad e outros tablets e também um portal completo de informação.

Um dos dados mais relevantes da pesquisa é o que aponta que 27% dos norte-americanos já acessam informações por tablets e smartphones. Na verdade, a pesquisa indica que esses produtos aumentam o apetite das pessoas por informações – o que comprova que os jovens não estão lendo menos; apenas estão lendo de outra maneira. O Brasil deve se tornar em 2012 o quinto maior mercado do mundo de smartphones.

Sem apontar uma saída clara para o que chama de “declínio dos jornais”, o Pew informa que muitos estão seguindo o modelo do The New York Times, que implantou seu paywall, restringindo o acesso a conteúdo. A aposta do 247, no entanto, vai na direção inversa: o desafio é oferecer mais e mais conteúdo aberto.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247