Noblat diz que PT depende da recuperação de Dilma

"O eventual retorno de Lula passará pela reabilitação de Dilma. A permanência do PT no poder passará pela reabilitação de Dilma. Se candidata outra vez ela talvez não se reeleja. Mas se for alijada da disputa presidencial para evitar uma derrota é quase seguro que o PT acabará alijado do Palácio do Planalto", diz o colunista do Globo

Noblat diz que PT depende da recuperação de Dilma
Noblat diz que PT depende da recuperação de Dilma


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O colunista do Globo, Ricardo Noblat, sugere em seu artigo desta segunda-feira que a volta de Lula traz mais riscos do que soluções para o PT. Leia abaixo:

Salvem Dilma!

"Que ninguém fique privado do necessário e que a todos sejam assegura das dignidade, fraternidade e solidariedade." -O PAPA

continua após o anúncio

Dilma disse à "Folha de S. Paulo ": "Lula não vai voltar por que não saiu. " Foi em resposta à pergunta se ele voltaria a ser candidato à Presidência da República em 2014 quando, a princípio, Dilma tentará se reeleger. O que Dilma quis dizer com essa história de "não voltar por que não saiu?" Objetivamente, nada. Apenas fugiu de uma resposta direta à pergunta. Razoável. Nem ela sabe o que vai acontecer.

UMA COISA É termos uma presidência compartilhada como temos hoje. Dilma não se sente segura para governar sozinha. Pede conselho a Lula sempre que a infelicidade bate à sua porta. Se não pede, ele oferece por telefone. Ou por meio de ministros e assessores que devem o emprego a ele e não a Dilma. Bem, outra coisa é proceder como Lula quando Dilma substituiu José Dirceu na chefia da Casa Civil.

continua após o anúncio

PARA ENGANAR os tolos, Lula passou os dois últimos anos do seu segundo mandato repetindo que Dilma governava tanto quanto ele. E que era melhor gestora do que ele. Dilma fazia o que Lula mandava. Muitas das sugestões que deu foram acatadas por Lula, outras não. Lula entregou a gerência do governo a ela para governar à vontade. Não se governa sem fazer política. Muito menos se governa centralizando tudo.

LULA TEVE melhor equipe do que Dilma tem. Embora soubesse lidar com políticos, cercou-se de gente que também sabia. Os bons ventos sopraram a economia enquanto governou. Por hábil e carismático, levou no gogó a maior ia dos brasileiros sempre que se viu em aperto. Depois de consultar amigos, viu que não valeria a pena batalhar pelo terceiro mandato consecutivo. Deu um tempo. Chamou Dilma. Espera reciprocidade.

continua após o anúncio

HÁ CONDIÇÕES para que a reciprocidade se consuma. Mas Dilma está obrigada a reagir. Sua popularidade não poderá continuar caindo. Falta mais de um ano para a próxima eleição. Se Dilma chegar feito um trapo em março, não parecerá natural anunciar para deleite certo do distinto público: "Senhoras e senhores, o candidato do PT e de nove entre dez partidos à Presidência da República será Luiz Inácio Lula da Silva".

QUE BRINCADEIRA é essa? A melhor gestora do governo Lula teria fracassado ao se tornar gestora do seu próprio governo? Ou simplesmente Lula mentiu ao imputar-lhe a falsa condição de melhor gestora? Lula pensa que é assim? Que o país engolirá a desculpa de que o mau desempenho de Dilma surpreendeu até ele mesmo? Mas que uma vez de volta ele haverá de correr atrás do tempo perdido?

continua após o anúncio

O EVENTUAL retorno de Lula passará pela reabilitação de Dilma. A permanência do PT no poder passará pela reabilitação de Dilma. Se candidata outra vez ela talvez não se reeleja. Mas se for alijada da disputa presidencial para evitar uma derrota é quase seguro que o PT acabará alijado do Palácio do Planalto. Sem arrogância alguma, aceita-se apostas. Cartas à redação. Ou melhor: e-mails

Na semana passada, Arthur Lyra (AL), líder do PP na Câmara dos Deputados, localizou por telefone em Nova York o senador Cyro Nogueira (PI), presidente do partido. O PP tem 40 deputados federais. E quase todos estão dispostos a negar seus votos ao governo a partir desta semana. "Não deixe que façam isso ", apelou o senador. "Sinto muito , presidente , mas eles se sentem desprezados pelo governo ", respondeu Arthur . "Então proceda assim ", sugeriu Cyro: "Morra pela presidente. Mas não se deixe matar." E desligou. Arthur acha que entendeu.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247