Nassif cobra autocrítica de Gabeira por apoiar o golpe e colaborar com a ascensão do bolsonarismo

“O golpe e a demonização da política foram fatores essenciais para a ascensão de Bolsonaro”, destaca o jornalista Luis Nassif

Luis Nassif e Fernando Gabeira
Luis Nassif e Fernando Gabeira (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Reprodução/Youtube)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista Luis Nassif, editor do Jornal GGN, criticou duramente o artigo do jornalista Fernando Gabeira no jornal O Globo desta segunda-feira (3) que, segundo ele, “pretende explicar as causas da ascensão de Bolsonaro, sem a menor autocrítica sobre seu papel na ascensão do bolsonarismo”.

“Gabeira foi um dos vitoriosos na campanha do impeachment. Para reforçar seu argumento, recorre à malandragem dos falsos paralelismos. Até o Iluminismo foi interpretado como um complô, assim como a Revolução Francesa e a Independência Americana. Maçons, cavaleiros templários, diferentes vilões desfilaram pela História”, ressalta Nassif. 

continua após o anúncio

“Para questionar a ‘teoria conspiratória”’, Gabeira deveria encontrar uma explicação para episódios conhecidos, invocados pelos adeptos da conspiração, em vez dessa generalização de “nossos erros”. Deveria proceder a uma autocrítica sincera: o jornalismo de ódio que gerou a Lava Jato e criminalizou a política;  o golpe do impeachment, que destruiu o precário equilíbrio institucional da Constituinte; a subordinação clara da Lava Jato ao Departamento de Justiça dos EUA. Que tal uma boa explicação para a manchete do seu jornal; a imposição da Ponte para o Futuro no golpe. Seria conveniente Gabeira encontrar uma explicação para a manchete abaixo. Poderia também, apresentar uma boa explicação para a ida de seu correligionário Aloysio Nunes aos Estados Unidos, para conversas com “autoridades governamentais” assim que se consumou o golpe do impeachment.Que autoridades? Que conversas foram essas?”, questiona o editor do GGN.

“O golpe e a demonização da política foram fatores essenciais para a ascensão de Bolsonaro”, observa Nassif que também cobra que Gabeira explique “seu papel na polarização e no discurso de ódio que alimentaram o bolsonarismo. Ou na imprudência de se colocar na linha de frente para estimular as massas, crente de que, dali para frente, elas continuariam obedientes aos golpistas.Ou explicar as esperanças que tinha em Bolsonaro. E se teria algo a ver com os negócios da privatização, com o fim da Petrobras e outras bandeiras tão caras aos EUA”.

continua após o anúncio

Leia a íntegra no Jornal GGN.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247