Napster dá adeus com sensação de missão cumprida

Sistema revolucionrio de msica criado por Shawn Fanning, quando tinha apenas 19 anos, foi adquirido pela Rhapsody e desapareceu

Napster dá adeus com sensação de missão cumprida
Napster dá adeus com sensação de missão cumprida (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lucas Reginato _247 – O Napster não existe mais. Ele foi adquirido pela Rhapsody, serviço musical já consolidado nos Estados Unidos, e desapareceu, levando também o ícone de uma geração e, mais do que isso, um símbolo único de uma disputa que alcançou todos os níveis do mundo musical. A empresa que Shawn Fanning – interpretado por Justin Timberlake no filme “A Rede Social” – fundou aos 19 anos foi a primeira grande força a enfrentar as poderosas gravadoras, em uma disputa que inaugurou uma nova era no mercado fonográfico.

Fundado em 1999 por estudantes no Vale do Silício, a ideia original era simplesmente a de compartilhamento de músicas. Fazia isso através de uma peer-to-peer (p2p), que permitia aos usuários se apresentarem ao mesmo tempo como servidor e consumidor. Ou seja, o usuário fazia download de outras pessoas conectadas ao sistema ao mesmo tempo em que outros internautas baixavam as dele. O sucesso do software começou a afetar a venda de CDs, e a indústria fonográfica não deixou ao Napster outra saída senão mudar de formato. Em 2001, ele fechou as portas para renascer remodelado em 2003, cobrando pelos serviços de download.

Se as reformulações deram sobrevida à marca, a real mudança já havia sido feita. Diversos serviços surgiram, herdeiros da ideia de Fanning, e supriram a necessidade do público já acostumado ao compartilhamento gratuito de mp3. Empresas como Kazaa e Limewire cresceram, até surgirem os “torrents” do Pirate Bay, que apresentou um conceito mais novo e veloz.

continua após o anúncio

Agora absorvido pelo Rhapsody, não importa qual seja o destino do Napster. Sua inovação foi suficiente para revolucionar não só o mercado fonográfico como a cabeça dos fãs de música pelo mundo. Hoje em dia, comprar o CD é algo muito diferente do que era há 10 anos. O consumo de música através de downloads hoje em dia é banal, o que também favoreceu o surgimento de uma nova geração de músicos e bandas. Com sua ideia inicial de “apenas” possibilitar o livre compartilhamento de músicas, o Napster mudou o rumo não só da indústria fonográfica como o da própria música contemporânea.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247