Missão Juno da NASA registra relâmpagos em Júpiter

A Sonda Espacial Juno da NASA captura relâmpagos nas regiões polares de Júpiter

(Foto: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A missão Juno da NASA conseguiu observar um vórtice perto do polo norte de Júpiter, destacando o brilho de um relâmpago. Na Terra, os relâmpagos são originados a partir de nuvens de água e ocorrem com maior frequência perto do equador. No entanto, em Júpiter, acredita-se que os relâmpagos também ocorram em nuvens que contêm uma solução de amónia e água, e são mais comuns nas proximidades dos polos.

Nos próximos meses, as órbitas da Juno a levarão repetidamente próximo a Júpiter. Essa proximidade, aliada ao fato da nave espacial passar pelo lado noturno do gigante gaseoso, criará ainda mais oportunidades para que os instrumentos científicos da Juno capturem os relâmpagos em ação.

continua após o anúncio

A vista capturada pela Juno ocorreu durante o 31º voo de aproximação da sonda a Júpiter, realizado em 30 de dezembro de 2020. Em 2022, o cientista cidadão Kevin M. Gill processou a imagem a partir de dados brutos provenientes do instrumento JunoCam, a bordo da nave espacial.

Quando a imagem original foi capturada, a Juno estava a cerca de 32.000 quilômetros acima das nuvens de Júpiter, a uma latitude de cerca de 78 graus à medida que se aproximava do planeta. 

continua após o anúncio

Com informações da NASA.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247