Microsoft diz que novo ChatGPT dá sinais de ser inteligência artificial com "capacidade humana"

Pesquisa diz que GPT-4 "pode resolver tarefas originais e difíceis, incluindo matemática, criação de código, medicina, direito e psicologia, sem precisar de comandos especiais"

Ilustração com os logos da OpenAI  e do ChatGPT
Ilustração com os logos da OpenAI e do ChatGPT (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um artigo publicado na semana passada por pesquisadores da Microsoft, intitulado "Fagulhas de Inteligência Artificial Geral: Primeiros Experimentos com o GPT-4", levanta a possibilidade de que o novo modelo de "cérebro" do ChatGPT, o GPT-4, possa ser considerado uma forma primitiva de Inteligência Artificial Geral (AGI) – ou seja, o modelo exibe habilidades sobre-humanas em diversas áreas do conhecimento. A informação sobre o artigo foi noticiada pelo jornalista Bruno Romani, do Estadão.

Atualmente, os sistemas de Inteligência Artificial são categorizados como "inteligência artificial específica" (narrow AI), o que significa que eles são bons em tarefas muito específicas. Por outro lado, uma AGI é uma classe de sistemas com desempenho excepcional em várias tarefas, algo mais próximo do que a ficção científica costuma retratar. Os pesquisadores da Microsoft conceituam AGI como um sistema capaz de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas e aprender com experiências.

continua após o anúncio

>>> Cinco atividades que o GPT-4 pode cumprir e que o ChatGPT não conseguia fazer

"Dada a amplitude e a profundidade das habilidades do GPT-4, acreditamos que ele poderia razoavelmente ser visto como uma versão inicial (ainda que incompleta) de um sistema AGI", afirmaram os pesquisadores.

continua após o anúncio

Os pesquisadores descrevem em seu artigo que propuseram uma série de testes para o GPT-4, e ele demonstrou aproveitamento de 80% no exame de licença médica dos EUA e 70% na versão dos EUA da "prova da OAB". O sistema também teve uma eficiência de 100% no teste aplicado pela Amazon aos desenvolvedores de software, concluindo tal exame em apenas quatro minutos.

"Demonstramos que, além de dominar a linguagem, o GPT-4 pode resolver tarefas originais e difíceis, que incluem matemática, criação de código, visão, medicina, direito, psicologia e mais, sem a necessidade de comandos especiais", diz o artigo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247