Mello Franco: Lula é 'vítima de distorção eleitoreira' sobre o aborto

"A mistura de fé e política impede um debate honesto sobre o tema", diz o jornalista bernardo Mello Franco sobre os ataques de Bolsonaro a Lula em relação ao tema de saúde pública

Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro (Foto: Ricardo Stuckert | Ricardo Stuckert)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista Bernardo Mello Franco afirma, em sua coluna deste domingo (10) no jornal O Globo, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “é vítima de distorção eleitoreira” por parte de Jair Bolsanro e seu apoiadores em torno da questão do aborto no Brasil. “De olho no voto evangélico, Jair Bolsonaro acusa Lula de estimular o aborto”, destaca o colunista.

Mello Franco observa que Lula “não banalizou a interrupção da gravidez. Limitou-se a dizer que a prática deveria ser tratada como uma questão de saúde pública. “A mistura de fé e política impede um debate honesto sobre o tema. Enquanto países vizinhos descriminalizam o aborto, o Brasil se nega a mexer no Código Penal de 1940, que pune com cadeia a mulher que interrompe a gravidez. A lei só autoriza a prática em caso de estupro, risco de morte ou feto anencéfalo”, ressalta.

continua após o anúncio

“A proibição nunca impediu a prática. Seu único efeito é aumentar o sofrimento e o risco à saúde da gestante. Em 2019, o SUS registrou mais de 500 internações diárias por complicações decorrentes de abortos clandestinos”, afirma o jornalista. 

“Além de rebaixar o debate eleitoral, a pregação antiaborto costuma carregar fortes tintas de hipocrisia” e que Bolsonaro também parece ter mudado de opinião com fins eleitorais. "Em ao menos duas entrevistas antigas, ele afirmou que a decisão sobre o aborto deveria ser da mulher. Seu novo discurso é tão honesto quanto certos pastores que o apoiam”.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247