Lula sabe que vai enfrentar oposição radicalizada e busca blindagem contra golpismo, diz Bernardo Mello Franco

"Lula vai enfrentar uma oposição radicalizada e sem compromisso com a democracia. Para sobreviver, precisará partilhar mais poder do que nos mandatos anteriores", diz o jornalista

Lula discursa a apoiadores após ser eleito mais uma vez presidente da República 30/10/2022
Lula discursa a apoiadores após ser eleito mais uma vez presidente da República 30/10/2022 (Foto: REUTERS/Mariana Greif)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista Bernardo Mello Franco afirma, em sua coluna no jornal O Globo, que após vencer o segundo turno das eleições,” Lula busca novas alianças para garantir maioria no Congresso, mas não apenas para isso. Ele também precisa amarrar setores da sociedade civil e do empresariado que não têm afinidade com o PT e só votaram nele para derrotar Bolsonaro. Isso ajuda a explicar a decisão de convidar economistas liberais para a transição e possivelmente para o governo”.

Segundo Mello Franco, “o presidente eleito sabe que vai enfrentar uma oposição radicalizada e sem compromisso com a democracia. Para sobreviver a ela, precisará partilhar mais poder do que nos mandatos anteriores. 

continua após o anúncio

“O novo governo não terá nem aquela trégua dos primeiros cem dias”, concorda o aliado Flávio Dino, cotado para o Ministério da Justiça. O senador eleito lembra que a extrema direita permanece mobilizada e clamando por golpe. ‘Por isso é importante que Lula faça uma posse processual. Ele tem que tomar posse todo dia um pouquinho até 1º de janeiro’, defende.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247