Lula, que volta nesta quinta à Globo, foi vítima de manipulação da emissora em debate em 1989

Em 1989, a emissora editou trechos do debate ao vivo do segundo turno de maneira a prejudicar Lula e contribuir para que Collor vencesse o pleito daquele ano

Lula em debate na Globo em 1989 e Lula em entrevista coletiva em agosto de 2022
Lula em debate na Globo em 1989 e Lula em entrevista coletiva em agosto de 2022 (Foto: Reprodução/Youtube | Ricardo Stuckert)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A entrevista que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concederá na noite desta quinta-feira (25) ao Jornal Nacional, da Rede Globo, será mais um ponto do histórico de altos e baixos entre ele e a emissora. 

Um dos principais pontos de atrito aconteceu em 1989, por ocasião da primeira eleição direta para a Presidência da República no período pós-ditadura militar, quando a emissora editou trechos do debate ao vivo do segundo turno de maneira a prejudicar Lula e contribuir para que Fernando Collor, que disputava o cargo pelo PRN, vencesse o pleito daquele ano. 

continua após o anúncio

O vídeo editado foi veiculado nos principais telejornais da emissora, o Jornal Hoje e o Jornal Nacional, no dia seguinte ao debate. Na ocasião, o PT acusou a Globo de editar o vídeo colocando os melhores momentos de Collor e os piores de Lula durante o debate, além de ter dado mais espaço para o então candidato do PRN. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou um pedido do PT para que outros trechos do debate fossem levados ao ar pelo Jornal Nacional. Collor venceu as eleições com 53% dos votos válidos.  

continua após o anúncio

A Globo só admitiu a manipulação a partir dos anos 2000, quando o então diretor de Jornalismo, Armando Nogueira, reconheceu a edição tendenciosa e afirmou que a matéria veiculada sobre o debate foi “deturpada”. Ele alegou que só tomou conhecimento do caso após o material ter sido exibido pelo Jornal Nacional. 

O ex-diretor geral da Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, também admitiu anos depois que a edição manipulada “foi uma maneira de melhorar a postura do Collor" na ocasião.  

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247