Justiça Federal declina de julgar jornalista da Rede Brasil Atual e da Editora Atitude

Juiz que substituiu Moro remeteu o processo para a Justiça Eleitoral, que decidirá se aceita o processo

Luiz Antonio Bonat
Luiz Antonio Bonat (Foto: Nathan D'Ornelas/Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba-PR, que substituiu Sergio Moro (Podemos), decidiu no dia 5 de julho declinar de julgar o processo de Paulo Roberto Salvador, gerente da Editora Gráfica Atitude Ltda, que editava a Revista do Brasil. Na decisão, o juiz remete o processo para a Justiça Eleitoral, que deverá decidir se é da sua competência e se aceita o processo. 

Paulo Salvador foi acusado de lavagem de dinheiro por ter negociado um contrato de jornalismo patrocinado com o empresário Augusto Mendonça, do grupo SOG e Setal, do setor de óleo e gás entre 2010 e 2014. Em delação premiada no âmbito da Lava Jato, o empresário declarou que esse contrato havia sido realizado para destinar os pagamentos ao Partido dos Trabalhadores (PT). Provas não foram apresentadas.

continua após o anúncio

A defesa apresentou todos os documentos mostrando que não houve pagamento ou transferência para nenhum partido. Nos argumentos finais, advogados contestaram a competência da Vara de Curitiba para julgar – já que o contrato é de São Paulo – e ainda o vínculo com a Lava Jato. Depois da decisão do STF – Supremo Tribunal Federal – de que os processos relacionados com eleições devem ser julgados pela Justiça Eleitoral e não pela Justiça Federal, o juizado de Curitiba diligenciou o Ministério Público sobre essa competência, cuja resposta foi o declinar do julgamento e remessa para a Justiça Eleitoral.

Agora, a Justiça Eleitoral deverá decidir se o caso é da sua competência e se aceita as os termos do processo realizado por Curitiba, o que não tem prazo para ser definido.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247