Josias manda recado a Moraes: "cemitério está cheio de boas intenções"

Jornalista avalia que ministro tem se baseado no conceito de "boa causa" para justificar decisões possivelmente arbitrárias e compara situação com abusos da Lava Jato

Josias de Souza e Alexandre de Moraes
Josias de Souza e Alexandre de Moraes (Foto: Divulgação | ABR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista Josias de Souza, colunista do UOL, aponta para a necessidade de uma análise criteriosa das ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que tem assumido, segundo ele, o papel de "xerife do saloon virtual" em relação à "crescente sobre a inoperância do Congresso Nacional" no combate às fake news nas redes sociais e se baseado no conceito de "boa causa" para justificar decisões possivelmente arbitrárias.

"Moraes cresce sobre a inoperância do Congresso nacional. Cada vez que o legislador imagina que pode fingir que o problema não é dele, essa atitude passa a ser o problema. O Supremo ocupa esse vazio. Moraes assumiu gostosamente esse papel de xerife do saloon virtual. O Supremo vai crescer ainda mais sobre a omissão do Congresso", analisou Josias.

continua após o anúncio

As referências de Josias são recentes decisões de Moraes relativas ao PL 2630, conhecido como "PL das Fake News", e as demais atitudes em inquéritos do STF contra Jair Bolsonaro (PL) e todo o bolsonarismo brasileiro. Nesta quarta-feira (10), por exemplo, o ministro determinou que o Telegram apagasse uma mensagem que divulgou contrária ao PL 2630, e ameaçou tirar o aplicativo de mensagens do ar caso a decisão não fosse cumprida; juristas viram tal medida como 'desproporcional'.

>>> Alexandre de Moraes passa a desagradar ala do STF e do Ministério Público

continua após o anúncio

 "Alega-se que ele age desta forma, por vezes confundida com arbítrio, em defesa das 'boas causas'. De bem-intencionados o cemitério está cheio e é disso que também acusam a Lava Jato. É preciso olhar com cuidado o que está acontecendo", alerta o colunista.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247