Josias de Souza: Lula apressa a busca pelo voto útil ao fazer aliança com Marina

De acordo com o jornalista, o ex-presidente 'tenta ressuscitar a ideia de que sua candidatura é um movimento em defesa da democracia'

Marina Silva, Luiz Inácio Lula da Silva e Josias de Souza
Marina Silva, Luiz Inácio Lula da Silva e Josias de Souza (Foto: Ricardo Stuckert | Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em coluna publicada nesta segunda-feira (12) no portal Uol, o jornalista Josias de Souza afirma que, ao fazer aliança com a ex-ministra Marina Silva (Rede-AC), o candidato do PT à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "tenta ressuscitar a ideia de que sua candidatura é um movimento de forças suprapartidárias em defesa da democracia". "O nome do jogo agora é 'voto útil'".

"Na semana passada, quando as conversas com Marina fervilhavam nos bastidores, Lula lançou no ar uma pergunta que resume sua estratégia: se um candidato que tem 1% nas pesquisas 'quer ir para o segundo turno, por que que nós não podemos querer ganhar no primeiro turno se falta apenas um tiquinho?' Marina é o pontapé inaugural da estratégia elaborada por Lula para obter o 'tiquinho' de votos que imagina ser suficiente para abreviar o desfecho da guerra contra Bolsonaro", continua Josias de Souza.

continua após o anúncio

De acordo com o jornalista, os 7% obtidos por Ciro Gomes (PDT) no último Datafolha "constituem o miolo do 'tiquinho' que Lula acha que lhe falta para ganhar no primeiro turno". "De quebra, Marina é evangélica. Embora Marina seja refratária à ideia de transformar púlpito em palanque, a adesão de uma cristã ao candidato que Michelle Bolsonaro diz ter parte com o diabo pode fazer um 'tiquinho' de diferença".

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247