Jornal Nacional ataca Igreja Universal por suposta participação em esquema de corrupção de Crivella
Segundo reportagem no Jornal Nacional, acusação do Ministério Público é de movimentações de até R$ 5,9 bilhões
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Revista Fórum - O Jornal Nacional deste sábado (12) voltou a dar destaque às apurações do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) sobre a Operação Hades, que investiga um suposto ‘QG da Propina’ na Prefeitura do Rio que seria comandado pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), bispo da Igreja Universal – comandada do líder evangélico Edir Macedo, dono da TV Record.
“O MP afirma que a Igreja Universal do Reino de Deus foi usada para lavar dinheiro desviado no esquema de corrupção da Prefeitura do Rio”, disse a apresentadora Renata Vasconcellos na abertura do telejornal.
Segundo o telejornal, o Subprocurador-Geral de Justiça de Assuntos Criminais e de Direitos Humanos do MPE-RJ, Ricardo Ribeiro Martins diz em documento enviado à Justiça que o MP encontrou indícios de “bilionárias movimentações atípicas” da Igreja Universal do Reino de Deus e apontou que seria “verossímil concluir que a entidade religiosa está sendo utilizada como instrumento para lavagem de dinheiro fruto da endêmica corrupção instalada na alta cúpula da administração municipal”.
Nos documentos, o MP detalha esse suposto esquema de lavagem de dinheiro, mas não detalha o esquema. O MP apenas aponta “as bilionárias movimentações atípicas” da IURD, a “notória vinculação” de Crivella com a igreja e o “envolvimento de Mauro Macedo [primo de Edir Macedo] na trama criminosa”. As movimentações seriam de até R$ 5,9 bilhões.
O telejornal ainda expôs conversas do empresário Rafael Alves que falam sobre esquemas de corrupção. Alves é apontado como figura influente na gestão de Crivella, por ser supostamente operador do “esquema de corrupção, peculato, fraude a licitação e lavagem de dinheiro instalado no município do Rio”, segundo MP.
A reportagem de Pedro Bassan ainda apontou que Crivella teria evitado a demolição de uma casa do senador Romário (Podemos-RJ) à pedido de Alves.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247