Jornal de oposição Novaya Gazeta, ligado a Gorbachev, suspende publicações na Rússia

O jornal informou que recebeu pela segunda vez uma notificação da agência reguladora de mídia, a Roskomnadzor, por conta dos seus textos sobre a guerra na Ucrânia

Jornalista Dmitry Muratov
Jornalista Dmitry Muratov (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com ANSA - O mais importante jornal de oposição da Rússia, o "Novaya Gazeta", ligado ao ex-chefe da União Soviética (URSS) Mikhail Gorbachev, anunciou nesta segunda-feira (28) que vai suspender as suas publicações até o fim da guerra na Ucrânia. O veículo tem como vice-diretor o Nobel da Paz de 2021, Dmitry Muratov.

Em nota publicada no site, o jornal informou que recebeu pela segunda vez uma notificação da agência reguladora de mídia, a Roskomnadzor, por conta dos seus textos publicados sobre a guerra na Ucrânia.

continua após o anúncio

"Nós vamos suspender a publicação do jornal no site, nas redes e em papel até o fim da operação militar especial na Ucrânia", informa ainda a nota usando o termo obrigatório par definir a invasão ucraniana.

O governo russo aprovou duas leis contra a publicação sobre a guerra com notícias que contrariem a versão oficial de Moscou. Quem transgredir a medida pode pegar até 15 anos de prisão.

continua após o anúncio

Desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, diversos portais e emissoras independentes encerraram as atividades por conta de ações do Kremlin ou para preservar seus profissionais.

Muratov, porém, não se calou e até anunciou que estava leiloando sua medalha do Nobel para arrecadar fundos para ajudar os refugiados ucranianos.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247