Jornais começam a abandonar o papel nos EUA

Publicação premiada de Nova Orleans passa a circular apenas três vezes por semana para cortar custos. O grupo canadense Postmedia também anunciou o fim da publicação de suas três edições de domingo

Jornais começam a abandonar o papel nos EUA
Jornais começam a abandonar o papel nos EUA (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Dois grupos de jornais dos EUA e do Canadá anunciaram o fim de algumas de suas edições em papel para cortar custos. As edições estarão disponíveis nos respectivos sites, com acesso gratuito. Leia na matéria da Folha:

Para reduzir custos, alguns jornais impressos dos EUA e do Canadá estão deixando de circular todos os dias.

Há duas semanas, o "Times-Picayune", jornal de Nova Orleans com prêmio Pulitzer no currículo, anunciou que a partir de setembro circulará três vezes por semana.

continua após o anúncio

Nos demais dias, os leitores terão o noticiário do site, que permanece gratuito.

A redução da frequência de impressão afeta outros três diários do grupo Advance Publications: "The Birmingham News", "Press-Register of Mobile" e "The Huntsville Times", todos do Alabama. A circulação dos quatro jornais caiu 6% no último ano.

continua após o anúncio

A medida é uma forma de sobrevivência em um cenário de crescente migração de leitores para plataformas digitais e de receita publicitária digital ainda longe de substituir a receita comercial gerada pela edição impressa.

A expectativa é que a manutenção de edições impressas permitirá manter parte das receitas do impresso, reduzindo custos de impressão e circulação -estimados em 30% do custo total das empresas nos EUA.

continua após o anúncio

Dias após o anúncio do Advance, o grupo canadense Postmedia anunciou o fim da circulação da edição dominical do "Calgary Herald", do "Edmonton Journal" e do "Ottawa Citizen".

O Digital First Media, que controla 75 diários nos EUA, afirma que estuda reduzir a circulação dos impressos.

continua após o anúncio

A medida não é nova para o Advance, que em 2009 já tinha reduzido a frequência das impressões do jornal de Michigan "Ann Arbor News" -reduzido a um site, com edições impressas às quintas-feiras e aos domingos.

SURPRESA

continua após o anúncio

A redução da circulação do "Times-Picayune" surpreendeu por se tratar de um dos jornais com maior tiragem entre os 50 maiores não nacionais. Em março, a circulação diária média era de 133 mil exemplares, 49% menos do que em 2005.

O corte fará de Nova Orleans a primeira metrópole dos EUA sem um jornal diário. A medida será acompanhada de cortes de pessoal.
"Jornais ficam de olho na vida pública. Sem os diários, isso acaba. Sites não têm dinheiro para manter uma grande equipe ou fazer grandes investigações" escreveu Errol Laborde, publisher do "New Orleans Magazine".

continua após o anúncio

"É como um departamento de polícia reduzindo em um terço o número de policiais."

Na Inglaterra, a edição dominical do tabloide inglês "The Sun", concebida pelo grupo do magnata Rupert Murdoch para substituir o "News of the World", teve circulação 28% menor em abril em relação a fevereiro.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247