JN afetou Dilma nas redes e fez Ibovespa subir

No dia em que a presidente tinha seu melhor desempenho nas redes sociais, graças à pesquisa Datafolha, que registrou crescimento de seis pontos na avaliação positiva de seu governo, agressões comandadas por William Bonner e Patrícia Poeta tiveram efeito contrário; de um total de 73% de menções positivas ou neutras ao nome de Dilma Rousseff, percentual caiu para 42% após a entrevista, de acordo com monitor eleitoral da web elaborado por empresa especializada; hoje, Bolsa de Valores fechou em alta de 1,5% no entendimento de que a entrevista foi negativa para a candidata

No dia em que a presidente tinha seu melhor desempenho nas redes sociais, graças à pesquisa Datafolha, que registrou crescimento de seis pontos na avaliação positiva de seu governo, agressões comandadas por William Bonner e Patrícia Poeta tiveram efeito contrário; de um total de 73% de menções positivas ou neutras ao nome de Dilma Rousseff, percentual caiu para 42% após a entrevista, de acordo com monitor eleitoral da web elaborado por empresa especializada; hoje, Bolsa de Valores fechou em alta de 1,5% no entendimento de que a entrevista foi negativa para a candidata
No dia em que a presidente tinha seu melhor desempenho nas redes sociais, graças à pesquisa Datafolha, que registrou crescimento de seis pontos na avaliação positiva de seu governo, agressões comandadas por William Bonner e Patrícia Poeta tiveram efeito contrário; de um total de 73% de menções positivas ou neutras ao nome de Dilma Rousseff, percentual caiu para 42% após a entrevista, de acordo com monitor eleitoral da web elaborado por empresa especializada; hoje, Bolsa de Valores fechou em alta de 1,5% no entendimento de que a entrevista foi negativa para a candidata (Foto: Gisele Federicce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A agressão sofrida pela presidente Dilma Rousseff na bancada do Jornal Nacional na noite desta segunda-feira 18 gerou um impacto negativo para a petista nas redes sociais. Até o horário do jornal, a candidata do PT à reeleição registrava o maior índice de menções positivas ou neutras ao seu nome desde o início da série histórica do monitor eleitoral desenvolvido pela empresa especializada A2C: 73%. Após a entrevista, no entanto, esse percentual caiu para 42%.

A empresa observou que muitos usuários consideraram, ironicamente, que o âncora William Bonner, responsável por interromper Dilma 21 vezes em uma entrevista de pouco mais de 15 minutos, "venceu o debate" contra a candidata. "Esses dados indicam que o resultado da entrevista foi essencialmente negativo para a sua candidatura que, desde o acidente envolvendo o falecimento de Eduardo Campos, estava crescendo em popularidade", avalia a agência de comunicação.

Na avaliação de Ricardo Almeida, diretor da A2C, os candidatos mais criticados nas redes sociais durante entrevista ao Jornal Nacional foram Dilma e Aécio Neves, do PSDB, pois os apresentadores "pegam os pontos mais críticos dos dois candidatos e fazem a entrevista girar em torno disso". No caso de Eduardo Campos (PSB), disse ele ao 247, além de a abordagem na bancada ter sido menos incisiva, o acidente aéreo envolvendo o ex-governador de Pernambuco na manhã seguinte desviou o assunto no ambiente virtual.

continua após o anúncio

Segundo Almeida, ontem, não foram as respostas de Dilma que mais influenciaram negativamente as menções, mas "a falta delas", de acordo com críticas feitas por usuários nas redes. Ele acredita que se o tema "economia", que acabou ocupando pouco espaço na entrevista, tivesse sido prolongado, o resultado seria ainda mais negativo para a candidata à reeleição. "Este tem sido um tema recorrente no dia a dia como alvo de críticas, mas como na entrevista ficou para o finalzinho, acabou repercutindo menos".

Nesta segunda-feira 18, dia do Datafolha e da entrevista ao JN, foi registrado um pico de menções referentes à presidente. Durante a manhã e início da tarde de hoje, o volume de ocorrências capturadas já supera a média de publicações do decorrer do mês. Com 14.285 menções, a hashtag #Dilma13DeNovo chegou ao Trending Topic do Twitter, relações de assuntos mais comentados. O termo, de apoio a Dilma, superou de longe o #ForaDilma (1.987) e o #ForaPT (1.279), que vinham criticando a candidata.

continua após o anúncio

A entrevista de Dilma ao JN também afetou o mercado. Leia abaixo reportagem da Reuters sobre o comportamento da Bolsa hoje:

Com aposta em 2º turno, Ibovespa tem 4ª alta e atinge máxima em 17 meses

Por Paula Arend Laier

continua após o anúncio

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da Bovespa fechou no maior nível em 17 meses nesta terça-feira, após a quarta alta consecutiva, puxado pelas ações da Petrobras e de bancos, em meio à sedimentação do cenário de segundo turno na eleição presidencial em outubro.

Notícias corporativas também contribuíram para a alta, com destaque para o anúncio da renovação do programa de recompra das ações da CSN e do aumento de preços pela Klabin.

continua após o anúncio

O Ibovespa terminou próximo da máxima da sessão, com acréscimo de 1,54 por cento, a 58.449 pontos, maior patamar desde 11 de março de 2013, quando fechou em 58.544 pontos.

O principal índice do mercado local também renovou a máxima intradia do ano ao atingir 58.474 pontos no melhor momento do pregão. O giro financeiro do pregão somou 7,17 bilhões de reais.

continua após o anúncio

Da calendário eleitoral, a entrevista da presidente e candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT) ao Jornal Nacional na noite de segunda-feira foi o capítulo mais recente e o desempenho de Dilma não passou incólume.

"Segundo nossos consultores políticos, o desempenho dela não foi bom", disse o HSBC em nota a clientes. "Ela foi interrompida várias vezes enquanto respondia, estava sempre na defensiva e não foi capaz de passar mensagens claras e positivas".

continua após o anúncio

As ações da Petrobras, que têm reagido a eventos ligados à eleição, fecharam o dia com alta expressiva.

"Há a questão da entrevista da Dilma, mas também a proximidade da confirmação do nome da Marina Silva como candidata do PSB, que é uma candidata forte, e expectativa de uma 'Carta ao Povo Brasileiro do PSB'", disse o estrategista da Guide Investimentos, Luis Gustavo Pereira.

continua após o anúncio

Em 2002, o então candidato a presidência Luiz Inácio Lula da Silva divulgou a Carta ao Povo Brasileiro afirmando que manteria os compromissos e contratos assumidos anteriormente, a fim de acalmar investidores.

"O foco continua sendo eleitoral e a maior probabilidade de um segundo turno", reforçou o estrategista.

No setor bancário, as ações de Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil não apenas responderam por importante influência positiva para o índice, como renovaram máximas intradias de preço no ano. Bradesco e Itaú, inclusive, fecharam no maior patamar da sessão.

CENA CORPORATIVA

No noticiário corporativo, o anúncio de que a Eletrobras espera fechar acordo com a Petrobras ainda em agosto sobre dívida de fornecimento de combustíveis para térmicas do Amazonas foi considerada positiva para a petroleira.

As units da Klabin avançaram após a companhia elevar o preço de produtos kraftliner em 6,8 por cento para o mercado interno a partir de setembro.

Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) valorizou-se após anunciar nesta terça-feira que vai renovar seu programa de recompra de ações, podendo adquirir cerca de 10 por cento dos papéis em circulação.

Na ponta negativa, a mineradora MMX despencou, em meio a notícia sobre plano da empresa de pedir recuperação judicial. A empresa afirmou que não há qualquer deliberação em curso acerca do assunto.

O avanço do Ibovespa teve como pano de fundo um tom positivo nas bolsas norte-americanas, após resultados sólidos da Home Depot e dados econômicos positivos sobre inflação e o mercado imobiliário. O índice Standard & Poor's 500 encerrou a sessão em alta de 0,5 por cento.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247