Internautas reagem a Tsai Ing-wen nos EUA

A China alertou repetidamente as autoridades dos EUA para não se encontrarem com Tsai, que esteve em Nova York

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, deixa o Lotte Hotel em Manhattan, na cidade de Nova York, Nova York, EUA, em 30 de março de 2023.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, deixa o Lotte Hotel em Manhattan, na cidade de Nova York, Nova York, EUA, em 30 de março de 2023. (Foto: REUTERS/Jeenah Moon)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, chegou a Nova York na quarta-feira a caminho da América Central e, no caminho de volta a Taipei, na próxima semana, fará uma parada em Los Angeles, onde deve se encontrar com o presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, uma interação que a China alertou que pode levar a uma "confrontação séria" nas relações EUA-China.

Uma reunião com McCarthy seria a primeira entre um líder taiwanês e um presidente da Câmara dos EUA em solo estadunidense. Como presidente da Câmara, McCarthy é o terceiro na hierarquia de sucessão de liderança dos EUA. A China alertou repetidamente as autoridades dos EUA para não se encontrarem com Tsai, vendo isso como uma demonstração de apoio ao separatismo. 

continua após o anúncio

Confira a reação de internautas à visita da líder aos EUA:

Rádio Internacional da China - Nesta semana, a líder de Taiwan, Tsai Ing-wen vai visitar dois países centro-americanos, Guatemala e Belize, mas seu verdadeiro objetivo é realizar uma parada nos Estados Unidos para adular Washington.

continua após o anúncio

Este é um truque antigo das autoridades de Taiwan, porque políticos da ilha não podem realizar uma visita oficial aos EUA e só podem utilizar o pretexto de “trânsito”.

No entanto, muitos internautas de Taiwan já estão insatisfeitos com as condutas do governo Tsai Ing-wen. No famoso BBS da ilha, ppt.cc, os comentários são muito irônicos.

continua após o anúncio

Primeiro, nos últimos anos, vários países romperam o chamado relacionamento diplomático com Taiwan e estabeleceram relações diplomáticas com a República Popular da China. Restam agora, na América Central, apenas dois países que ainda mantêm diplomacia com Taiwan. Quanto mais frequentes são as visitas de Tsai Ing-wen ao exterior, mais países cortam relações diplomáticas com Taiwan.

Segundo, a chamada diplomacia de dinheiro de Taiwan quase não funciona, porque os países concernentes, especialmente os EUA, só querem roubar dinheiro da ilha, e quase nunca cumprem as promessas. Por exemplo, ao discutir o orçamento da defesa do ano financeiro de 2023, o Congresso norte-americano disse que vai oferecer anualmente de graça ajuda militar no máximo de US$ 2 bilhões para Taiwan até 2027. No entanto, quando a Lei de Autorização de Defesa Nacional foi aprovada, o termo mudou. Agora os EUA vai dar um empréstimo de US$ 2 bilhões para Taiwan e a ilha precisa pagar dentro de 12 anos. “Nós ficamos com 2 bilhões de dólares de dívidas sem motivos”, criticaram internautas taiwaneses.

continua após o anúncio

Terceiro, a maior insatisfação das pessoas de Taiwan é o caso da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company). A empresa é a líder mundial e a maior produtora de chips, placas e semicondutores. Mas foi forçadamente construir uma fábrica no estado do Arizona e seus equipamentos e funcionários estão se mudando para os EUA. A mudança poderá diminuir 40% das receitas da TSMC na programação de alto nível.

Para EUA, as autoridades de Taiwan são apenas um caixa eletrônico. Quando não tiver mais dinheiro, será apenas uma sucata.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247