Índice de Popularidade Digital aponta resultados próximos aos das urnas

"O IPD mostra que, se olharmos para a internet com o modelo adequado, conseguimos antecipar resultados", diz o diretor da Quaest, Felipe Nunes

(Foto: REUTERS/Amanda Perobelli | Fábio Pozzebom/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Índice de Popularidade Digital (IPD), elaborado pela Quaest e divulgado pela Folha de S. Paulo, apontou resultados próximos aos registrados pelas urnas no primeiro turno, mas distantes no tocante à disputa pelo Governo do Rio Grande Sul e à Câmara. 

“O indicador mostrou quadros próximos ao que as urnas revelaram. Apontou, por exemplo, maior aproximação do presidente Jair Bolsonaro (PL) do primeiro colocado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)”, ressalta o periódico. 

continua após o anúncio

Ainda segundo a reportagem, o ranking de popularidade digital vem sendo disputado por Lula e Bolsonaro desde o início do ano, com os dois candidatos alternando o primeiro lugar. Em setembro, eles registravam 85,6 e 81,4 pontos, respectivamente.

Ainda segundo o IPD, situação semelhante foi registrada em seis das sete disputas analisadas com a correlação ficando acima de 82%. O nível chegou a 97% em São Paulo e Minas Gerais e a 95% no Rio de Janeiro. 

continua após o anúncio

A reportagem ressalta que “o único estado em que o IPD ficou longe do resultado final, com uma correlação de apenas 22%, foi o Rio Grande do Sul. Eduardo Leite (PSDB) passou à frente na internet em setembro, mas terminou com 679 mil votos a menos do que Onyx Lorenzoni (PL), com quem também foi ao segundo turno”. 

"Foi um dos nossos erros importantes. O IPD tem desempenho pior onde a votação depende muito do interior, caso do RS", disse o diretor da Quaest e professor de métodos quantitativos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

continua após o anúncio

Ainda segundo ele, “numa eleição em que o foco foi muita pesquisa e pouca rede social, o IPD mostra que, se olharmos para a internet com o modelo adequado, conseguimos antecipar resultados". 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247