Imprensa francesa repercute mortes por chuvas e inundações no litoral norte de São Paulo

Jornais Le Monde, 20 Minutos, Ouest France, JDD, assim como o portal de notícias France Info e os canais de TV TF1 e CNews, entre outros, destacaram a tragédia

São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo
São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo (Foto: Daniela Andrade/PMSS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RFI - O forte temporal que foi seguido de deslizamentos de terra e matou ao menos 36 pessoas no litoral norte de São Paulo, em meio ao carnaval, ganha as manchetes na França. O jornal Le Monde informa que o presidente Lula irá visitar a área de São Sebastião nesta segunda-feira (20).

Em 24 horas, 600 mm de chuva foram registrados em São Sebastião, o município mais atingido, ao lado de Ubatuba, no momento em que todo o litoral norte está lotado no feriado prolongado do carnaval. Os deslizamentos de terra engoliram 50 casas. Le Monde reproduz a declaração do prefeito da cidade, Felipe Augusto, que alertou que ainda havia pessoas soterradas.

continua após o anúncio

O site do jornal informa que o governador do estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, sobrevoou no domingo a área afetada pelas fortes chuvas. Ele declarou o estado de calamidade pública em seis municípios e liberou R$ 7 milhões para a região.

Mais de 130 equipes trabalham em áreas de difícil acesso, utilizando 23 veículos e sete aviões. O Exército brasileiro, a Polícia Militar, bombeiros e grupos especializados de defesa civil foram mobilizados para ajudar os sinistrados, escreve o Le Monde, segundo informações fornecidas pelo governo de São Paulo. Nesta segunda-feira, outros 80 policiais irão reforçar as operações de resgate.

continua após o anúncio

"Efeitos da mudança climática"

"O Brasil, que sofre os efeitos da mudança climática, é afetado por repetidos desastres naturais, como em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, onde mais de 230 pessoas morreram em consequência das fortes chuvas de 2022", conclui a reportagem.

Os jornais 20 Minutos, Ouest France, JDD, assim como o portal de notícias France Info, os canais de TV TF1 e CNews, entre outros, evocam imagens "dramáticas" e "impressionantes" das operações de salvamento, que provocam comoção no Brasil e no exterior.  

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247