Harvard corrigirá Wikipedia

Iniciativa da Universidade americana pretende melhorar a qualidade de artigos de psicologia da maior enciclopdia virtual do mundo; dona da ideia, Mahzarin R. Banaji espera que projeto estimule outros institutos



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A Wikipedia, maior enciclopédia digital do mundo, possui hoje mais de 18 milhões de artigos publicados e uma média de 365 milhões de visitas mensais. O site possui ferramentas que cada vez mais garantem sua credibilidade, porém ainda não pode ser considerado uma fonte 100% confiável, já que é alimentado por conteúdo colaborativo. A fim de garantir a qualidade do conteúdo de psicologia, a Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas no mundo, pretende envolver cerca de 25 mil especialistas da área para trabalhar na checagem, atualização e até facilitar a linguagem das definições encontradas na chamada “rainha das referências”.

A Academia é uma das que critica, há tempos, o conteúdo da Wikipedia, que com exceção de alguns esforços isolados, não recebe o envolvimento de escolas para melhorar a qualidade de seus artigos. O projeto de Harvard leva o nome de APS Wikipedia Initiative, em referência à Associação de Ciências Psicológicas dos Estados Unidos, que tomará a responsabilidade de representar a disciplina no site. A presidente da Associação e responsável pela iniciativa, Mahzarin R. Banaji, definiu o conteúdo da página voltada a área, após ter conferido alguns artigos: “Estavam ruins. Eles eram realmente velhos e desatualizados”, afirmou.

Mahzarin acredita que os artigos publicados na Wikipedia representam a “cara” da psicologia e, por isso, pretende melhorar a qualidade de cerca de 5.500 textos da área. Além de corrigir erros básicos, os profissionais deverão incluir nos artigos pontos de vista opostos sobre a mesma teoria, além de garantir que as fontes sejam confiáveis. O trabalho não seria criado exclusivamente para o site. Como sugere Mahzarin, os professores poderiam incluir ou complementar na Wikipedia as dissertações que já são trabalhadas com os alunos. Ela pensa que o projeto possa levar entusiasmo a colegas de Harvard ou de outras instituições de ensino, criando suas próprias iniciativas voltadas à melhoria da Wikipedia. Resta aos brasileiros aguardar – ou criar – algo parecido no País, que envolvam outras áreas. Além de, claro, traduzir o conteúdo de Harvard para o português.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247