Governo pretende adotar política para tablets como modelo

Segundo Mercadante, o Ministrio da Cincia e Tecnologia planeja elaborar processos produtivos bsicos para a produo de computadores, notebooks, televisores e celulares no Brasil



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante disse hoje que a exigência do governo para que as empresas aumentem o conteúdo nacional em seus processos de fabricação é uma tendência que deverá ser seguida em vários setores estratégicos para o País. O melhor exemplo para essa política, na avaliação dele, são os tablets, cujo Processo Produtivo Básico (PPB) exige que as empresas aumentem a quantidade de componentes nacionais do dispositivo ao longo dos anos. Em troca há concessão de incentivos fiscais que, no caso, chegam a 36% apenas em impostos federais.

"Acredito que este é o caminho. O tablet foi um êxito e, a partir desse exemplo, temos de fazer mais no setor de tecnologia da informação e em outras áreas estratégicas", disse o ministro, após participar de um seminário sobre o tema da inovação, em São Paulo.

Segundo Mercadante, o ministério planeja elaborar processos produtivos básicos para a produção de computadores, notebooks, televisores e celulares. "A partir daí, vamos conseguir criar escala para atrair a indústria de componentes, que é mais estratégica e mais difícil", disse.

continua após o anúncio

Na avaliação de Mercadante, o Brasil tem hoje condições de exigir maior conteúdo nacional das empresas instaladas no País. "Somos um dos melhores mercados do mundo e um dos mais promissores com essa crise. Temos de usar esse instrumento para desenvolver a cadeia produtiva em áreas estratégicas", afirmou.

Medicamentos e games

continua após o anúncio

Outro exemplo bem-sucedido citado pelo ministro foi o de medicamentos genéricos, que segundo ele trouxe empresas e tecnologias para o País. "O Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Ministério da Fazenda defendem essa posição em conjunto. Não fazemos isso isoladamente", garantiu.

Para Mercadante, as mudanças no processo produtivo básico em qualquer setor serão feitas com cautela. "Tudo deve ser precedido de audiência pública e a indústria deve tentar acompanhar. Não se pode fazer mudanças bruscas, e isso não faremos, mas essa é uma discussão que está na pauta."

continua após o anúncio

O ministro disse que amanhã, às 11 horas, uma empresa vai anunciar um grande investimento no mercado de games. Ele não quis adiantar nome ou detalhes, mas disse que a empresa desenvolverá o projeto na Zona Franca de Manaus. "É um investimento importante na área de games, que vem crescendo muito no mundo. O Brasil vai entrar fortemente neste segmento", disse.

Segundo Mercadante, a desoneração da folha de pagamentos anunciada pelo governo para o setor de tecnologia da informação está atraindo investimentos para o setor.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247