Globo investe pesado contra avanço da Record

Emissora carioca anuncia exibio do torneio de luta UFC, que ser transmitido em novembro, e estuda parceria com o SBT para exibir os jogos do Campeonato Brasileiro. Tudo para dar fora emissora de Silvio Santos, terceira em audincia no Brasil, e enfraquecer a rede de Edir Macedo

Globo investe pesado contra avanço da Record
Globo investe pesado contra avanço da Record (Foto: Felipe L. Gonçalves/Edição/247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A TV Globo está investindo pesado para não perder a liderança na audiência, visto o crescimento da Record nos últimos anos. Simultaneamente à transmissão do Pan de Guadalajara (entre 15 e 30 de outubro), exclusividade da rede evangélica, que ontem chegou a bater o penúltimo capítulo da novela O Astro, a emissora carioca anunciou nesta quinta-feira 27 a aquisição dos direitos do torneio de luta UFC, que eram, até então, da RedeTV. Com a aquisição dos direitos de imagem do torneio, a Globo também irá produzir uma versão brasileira do The Ultimate Fighter. Está será a primeira edição do programa fora do EUA. Além disso, nos bastidores, aproxima-se da terceira colocada no Ibope, o SBT, que já havia desistido de transmitir jogos de futebol e agora pode ter oportunidade de firmar uma parceria para adquirir imagens dos campeonatos da CBF, assim como já acontece com a Band.

A emissora da família Marinho teme que a Record não apenas se consolide como segunda colocada na audiência, mas também a ultrapasse em alguns momentos, como no caso do Pan. Contra isso, a Globo procura reforçar o canal de Silvio Santos para que tome de volta a segunda posição das campeãs. O desfile das campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro, por exemplo, que em 2011 foi cedido à Band, no próximo ano deverá ser do SBT, que pode receber até os equipamentos necessários da nova parceira.

A Record e a Globo também disputaram os direitos do UFC, exibido pela Redetv em 27 de agosto deste ano. Após grande popularização do esporte, com evento lotado no Rio de Janeiro e surgimento de ídolos como Anderson Silva e Minotauro, as duas redes de comunicação subiram no ringue pelos direitos de imagem do torneio, que acabou ficando com o alto investimento da líder de audiência no Brasil. Segundo nota oficial lançada em seu portal de notícias, o G1, no dia 12 de novembro deve ser transmitida a primeira batalha, com Junior “Cigano” dos Santos, que disputará o cinturão de Cain Velasquez.

continua após o anúncio

O grupo de Edir Macedo, no entanto, não ficou sem resposta. A emissora anunciou que até 2019 a transmissão dos Jogos Pan-Americanos continuará sendo exclusividade sua. Apesar de boicote da rival, que praticamente ignorava a competição durante os noticiários, o evento teve grande repercussão esse ano e, a partir do próximo dia 30, data de encerramento, a equipe da Record começa os preparativos para exibir as Olimpíadas de Londres, no ano que vem. A emissora evangélica também possui os direitos dos jogos de inverno de 2014, que será na Rússia, do Pan de 2015, no Canadá, e das Olimpíadas de 2016.

Briga pela audiência

continua após o anúncio

Os números mostram que, enquanto a Globo registra queda de audiência, a Record aponta crescimento. Em 2005, a Globo registrava uma média diária de 21 pontos de audiência, sendo que cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo. Em 2010, passou para 16,5 pontos e, neste ano, para 16,3 pontos (de janeiro a maio). Já a Record passou de cinco pontos em 2005 para 7,4 pontos em 2010. Neste ano, de janeiro a maio, a emissora de Edir Macedo marcou uma média de 7,3 pontos. O SBT, que há cinco anos era o segundo lugar absoluto de audiência, caiu de novo pontos em 2005 para 5,5 pontos neste ano.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247