Globo critica "realidade paralela" de Bolsonaro na ONU, após defender que ele tinha chance de "reparar imagem do Brasil"

"Seu discurso não tem o menor amparo nos fatos. O que disse, quando não era simplesmente mentira, repetia as fantasias ideológicas da realidade paralela bolsonarista", definiu o jornal em editorial nesta terça-feira

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução | Alan Santos/PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em editorial publicado na tarde desta terça-feira (21), o jornal O Globo classificou o discurso de Jair Bolsonaro na abertura da 76ª Assembleia-Geral da ONU como sendo de uma "realidade paralela".

O jornal, que anteriormente havia dito que Bolsonaro tinha, com sua participação na ONU, a "chance de reparar imagem do Brasil”, agora mostra espanto com o nível das mentiras contadas pelo chefe do governo brasileiro no órgão internacional. "Seu discurso não tem o menor amparo nos fatos. O que disse, quando não era simplesmente mentira, repetia as fantasias ideológicas da realidade paralela bolsonarista".

continua após o anúncio

O texto ainda destaca as distorções do discurso sob o aspecto econômico: "no universo paralelo de Bolsonaro, o Brasil hoje se apresenta como 'um dos melhores destinos' para o capital. No mundo duro dos fatos, os investimentos diretos caíram pela metade em 2020 e, embora tenha havido recuperação este ano, os investidores resistem a apostar aqui em virtude do cenário político conturbado por ele próprio. (...) Noutra falácia, atribuiu às quarentenas decretadas por prefeitos e governadores a responsabilidade pela inflação. A dificuldade de conter os preços está hoje essencialmente ligada à incapacidade de seu governo em apresentar uma perspectiva mínima de equilíbrio fiscal".

Como "ponto mais delirante", o jornal destacou a defesa teimosa do suposto "tratamento precoce" contra a Covid-19. "Declarou seu apoio à vacinação, ainda que não tenha tomado vacina e que seu governo as tenha desdenhado por meses enquanto se envolvia em negociatas obscuras, investia em cloroquina e outras curandeirices".

continua após o anúncio

 Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247