Glenn Greenwald critica Alexandre de Moraes por banir Monark das redes sociais

Jornalista avalia que houve censura prévia no caso

Alexandre de Moraes e Glenn Greenwald
Alexandre de Moraes e Glenn Greenwald (Foto: Carlos Moura/SCO/STF | Edilson Rodrigues/Agência Senado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A mais recente coluna do jornalista Glenn Greenwald na Folha critica a ação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em emitir uma ordem exigindo que todas as plataformas da internet banissem um cidadão brasileiro sem um processo legal adequado. O alvo mais recente do ministro é o podcaster Monark, que já havia sido proibido por Moraes de falar na internet.

A ordem obriga empresas como Facebook, Instagram, Twitter, Telegram, Rumble e Discord a banir imediatamente todas as páginas do podcaster, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

continua após o anúncio

Greenwald destaca que essa nova ordem de Moraes é praticamente idêntica à emitida contra Monark no início de janeiro. O colunista teve acesso exclusivo àquela decisão e discutiu extensivamente o assunto em seu programa no Rumble, uma das plataformas afetadas.

Segundo Glenn, "além da questão da censura, o que chama atenção é a falta total de devido processo legal", um direito fundamental garantido pela Constituição Federal. Ele afirma que a ordem de Moraes foi emitida sem provocação do Ministério Público Federal ou de qualquer outra instituição.

continua após o anúncio

Glenn Greenwald também questiona a questão da autoridade legal do ministro Moraes para ordenar que plataformas de tecnologia proíbam cidadãos brasileiros de se expressarem. Ele afirma que, "sem respaldo legal, a ação de Moraes configura um grave abuso de poder, uma violação do Estado de Direito e uma ameaça antidemocrática".

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247