Gaspari critica comparação entre Lula e Lincoln e empurra Barbosa ao Planalto

Na coluna deste domingo, o jornalista aponta imprecisões nas referências que o ex-presidente brasileiro fez a Abraham Lincoln; em outro trecho da coluna ele fala do aplauso de pé, durante cinco minutos, que Joaquim Barbosa recebeu em Trancoso

Gaspari critica comparação entre Lula e Lincoln e empurra Barbosa ao Planalto
Gaspari critica comparação entre Lula e Lincoln e empurra Barbosa ao Planalto


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Bater no ex-presidente Lula é, há vários anos, um dos esportes prediletos dos principais colunistas da imprensa brasileira. Outro que se torna cada vez mais comum é incensar o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que, ontem, recebeu uma nota duríssima – e inédita – assinada por presidentes de três associações de magistrados (leia aqui). Neste domingo, Elio Gaspari faz as duas coisas: ironiza Lula e tenta empurrar Joaquim Barbosa ao Palácio do Planalto:

ABRAHAM LULA DA SILVA

Nosso Guia vive numa história própria. Já disse que Napoleão foi à China e que Oswaldo Cruz descobriu a vacina da febre amarela. Comparando-se a Abraham Lincoln, informou que "estou lendo" a edição brasileira do livro de Doris Kearns Goodwin e "fico impressionado como a imprensa batia no Lincoln em 1860, igualzinho batia em mim".

continua após o anúncio

Onde ele leu isso, não se sabe. Em 1860 Lincoln era um azarão na disputa pela indicação do Partido Republicano e foi beneficiado pela atividade de dois jornalistas/empresários metidos em política. (Depois ambos brigaram com ele porque não queriam o fim da escravidão, mas essa é outra história.) Nessa fase, Lincoln foi poupado, e no livro que Lula disse estar lendo há duas referências da imprensa a Lincoln, ambas elogiosas. Ele acompanhou o resultado da convenção na Redação de um jornal.

Durante a campanha e a Guerra Civil o pau comeu, e os jornais do Sul, bem como os Democratas do Norte, chamavam-no de semianalfabeto, "terrorista inculto", mas esse era o jogo jogado. A imprensa republicana exaltava sua origem humilde, sua simplicidade e a abstinência de fumo e álcool (páginas 75 e 76).

continua após o anúncio

Numa coisa Nosso Guia está inteiramente certo: aliados e adversários subestimaram aquele advogado desengonçado que gostava de contar histórias.

VAIAS E APLAUSOS

continua após o anúncio

Durante um dos concertos do festival "Música em Trancoso", houve um princípio de vaia quando anunciou-se a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, que estava no cantinho das autoridades. Até aí, nada demais, pois a plateia daquela praia está fora do Bolsa Família.

Logo depois anunciou-se a presença do ministro Joaquim Barbosa, que estava na arquibancada. Foi aplaudido de pé por mais de mil pessoas, durante vários minutos. Ganhou mais palmas que as cinco peças de Tchaikovsky.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247