‘FT’: perfil menos gastador de brasileiro derruba PIB
Segundo o jornal britânico, a mudança de comportamento desacelerou a demanda interna, o que causou um primeiro trimestre “decepcionante” para a economia e vai “atordoar” um governo já preocupado com o fraco crescimento

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – Na visão do jornal britânico Financial Times, o culpado pelo crescimento de apenas 0,6% do PIB no primeiro trimestre é o consumidor, que deixou de ser gastador e passou a ser mais conservador.
“A economia do Brasil não atingiu as previsões de crescimento no primeiro trimestre uma vez que os consumidores perdulários do País tornaram-se cautelosos”, diz o texto assinado por Joe Leahy, chefe da sucursal do FT em São Paulo.
Segundo a reportagem, “o resultado frustrante vai atordoar o governo, que já fez todo o esforço possível para tentar acelerar o crescimento e recolocar o Brasil como um dos membros mais dinâmicos do clube Brics de grandes países emergentes”.
A reportagem lembra que o Brasil anunciou uma série de medidas recentemente, como a redução de impostos no setor elétrico ou o incentivo ao crédito dos bancos públicos para tentar aumentar o gasto dos consumidores – “que foi o principal motor da economia na década passada”, diz o texto.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247