FT: brasileiros continuam obcecados por Lula

Texto publicado no blog Beyond Brics, do jornal britânico Financial Times, comenta os boatos (negados) sobre a volta do câncer do ex-presidente e avalia que os brasileiros esperam o retorno do petista para "salvar" o Brasil; além disso, fixação por Lula indica falta de uma nova liderança convincente dentro do PT

Texto publicado no blog Beyond Brics, do jornal britânico Financial Times, comenta os boatos (negados) sobre a volta do câncer do ex-presidente e avalia que os brasileiros esperam o retorno do petista para "salvar" o Brasil; além disso, fixação por Lula indica falta de uma nova liderança convincente dentro do PT
Texto publicado no blog Beyond Brics, do jornal britânico Financial Times, comenta os boatos (negados) sobre a volta do câncer do ex-presidente e avalia que os brasileiros esperam o retorno do petista para "salvar" o Brasil; além disso, fixação por Lula indica falta de uma nova liderança convincente dentro do PT (Foto: Gisele Federicce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Lara Rizério

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff está no seu segundo mandato, mas isso não impediu que os brasileiros continuem "obcecados" sobre o seu antecessor popular, Luiz Inácio Lula da Silva. Esta é a análise do blog do Financial Times, Beyond Brics, destacando uma matéria desta semana da Folha de S. Paulo que gerou temores e indignação dos petistas.

O blog destaca que, no fim de semana, a Folha publicou uma coluna com uma suposta revelação de que Lula tem lutado contra câncer de pâncreas desde o início de 2014, o que foi negado veemente pelo Instituto Lula.

O blog ressalta que os simpatizantes do PT ficaram enfurecidos com os boatos, acusando a oposição de espalhar rumores para enfraquecer o partido. Porém, enquanto o rumor pode de fato ser falso, a frequência com que surgem estas conversas nos meios de comunicação no Brasil acabam falando por si.

continua após o anúncio

Afinal, ressalta o blog, Dilma também foi atingida pela doença - um linfoma no caso dela - em 2009 e ainda alguns especulam sobre se seu câncer voltou ou não.

"Por um lado, há algo distintamente brasileiro, ou melhor lusófono, sobre a obsessão nacional com Lula. O ex-presidente governou em um período de impressionante boom econômico do Brasil e da chegada do País no cenário mundial com a sua nomeação como sede da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Embora seja natural que anseiem por esses 'bons velhos tempos', isto é especialmente verdade no Brasil, onde 'saudade' é considerado um traço nacional - uma contradição curiosa tendo em vista o foco dos brasileiros para o presente", afirma o blog.

continua após o anúncio

Ele ressalta que isso segue a característica de sebastianismo em Portugal - a crença de que o Rei D. Sebastião, que desapareceu em batalha no século XVI, de alguma forma voltará um dia para cumprir o grande destino de Portugal.

Da mesma forma, pode-se dizer que muitos brasileiros esperam o retorno de Lula - o seu próprio Rei D. Sebastião - para "salvar" o Brasil e tornar o "País grande novamente".

continua após o anúncio

O blog do FT também ressalta que, por outro lado, a fixação nacional por Lula também diz algo sobre a falta de uma nova liderança convincente dentro do PT, para não mencionar o fracasso de Dilma para conquistar os brasileiros por seus próprios méritos, durante os últimos quatro anos. A coluna da Folha menciona o ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante como um possível substituto para 2018.

"Enquanto Lula pode muito bem acabar concorrendo à presidência em 2018, a polêmica sobre os rumores recentes mostra que o PT, pelo menos, tem de começar a trabalhar em uma melhor Plano B", conclui o blog do jornal britânico.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247