"Fortalecimento de Bolsonaro na Câmara é a consolidação de poder do Centrão", diz Cristina Serra

A jornalista avaliou o resultado do fechamento da janela partidária e cravou o insucesso da terceira via: "disputa presidencial está entre dois polos"

Jornalista Cristina Serra e Jair Bolsonaro
Jornalista Cristina Serra e Jair Bolsonaro (Foto: Divulgação | © Marcello Casal JrAgência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A jornalista Cristina Serra, em artigo publicado na Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (4), avaliou o resultado do fechamento da janela partidária, que aumentou o tamanho de algumas bancadas no Congresso Nacional e diminuiu outras.

"As duas maiores bancadas pertencem aos partidos dos dois pré-candidatos, PL e PT respectivamente", destaca. O fortalecimento das bancadas de apoio a Jair Bolsonaro (PL) no Congresso, segundo Cristina Serra, significa o fortalecimento do Centrão. "O PL, de Valdemar Costa Neto, quase dobrou de tamanho. A bancada petista manteve-se basicamente a mesma. O fortalecimento de Bolsonaro na Câmara é também a consolidação de poder do centrão, rebotalho alçado a força hegemônica na soma das várias legendas de aluguel que têm atravessado os governos do período democrático, com maior ou menor influência, ao sabor das circunstâncias".

continua após o anúncio

"Além do PL, o PP de Ciro Nogueira e Arthur Lira, e o Republicanos, de Marcos Pereira, de forte componente religioso, formam o amálgama que dá sustentação ao bolsonarismo. São legendas com DNA autoritário e fisiológico, subprodutos da Arena, partido de sustentação da ditadura", detalhou a jornalista, incluindo no 'time' o União Brasil, fruto da fusão entre PSL e DEM.

"Com o campo da direita preenchido, sobra pouco espaço para outsiders e aventureiros, como Moro (agora no União Brasil) e Doria (PSDB), crescerem", diz Cristina Serra, cravando o insucesso da terceira via em 2022. "O caminho para a tal terceira via se exaure. A disputa presidencial está entre dois polos. Mas apenas um deles é o extremista inimigo da democracia a ser derrotado", afirmou, em referência a Bolsonaro.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247