Facebook anuncia plano de suspender propagandas políticas após eleições presidenciais nos EUA
A medida visa combater principalmente a propagação de desinformação na rede social
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Facebook anunciou nesta quarta-feira (7) que suspenderá por tempo indeterminado a publicação de propagandas políticas na plataforma após a conclusão das eleições presidenciais nos Estados Unidos, que ocorrerá no dia 3 de novembro.
A medida visa “combater a interferência externa, a desinformação e a supressão de votos”, segundo uma postagem do próprio Facebook.
Em setembro, a companhia anunciou também que interromperá qualquer propaganda política uma semana antes das eleições nos EUA. Ou seja, o Facebook não permitirá propagandas políticas começando uma semana antes das eleições, e o anúncio mais recente torna a medida duradoura.
Como reportado no Guardian, Vanita Gupta, presidente da ONG pela democracia Conferência de Liderança sobre Direitos Civis e Humanos, “esse é um passo importante para o Facebook combater a desinformação e a chamada precoce dos resultados das eleições antes da contagem de votos”.
No entanto, outros descrevem a medida como inefetiva. A senadora estadunidense Elizabeth Warren, do Partido Democrata, chamou em seu Twitter a mudança de “performativa”. Segundo ela, “o problema não são as propagandas em si. O problema é a recusa do Facebook de regular suas propagandas, mudar seu algoritmo quebrado, ou assumir responsabilidade pelo poder que acumulou”.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247