Ex-assessor de Cameron é condenado à prisão por grampos ilegais

Andy Coulson, editor do extinto jornal News of the World, do magnata Rupert Murdoch, foi condenado a 18 meses de prisão nesta sexta-feira por incentivar escutas telefônicas ilegais generalizadas por jornalistas para obter furos para o tabloide 

Andy Coulson, ex-assessor de comunicação do primeiro-ministro britânico, David Cameron, deixa tribunal após ser condenado a 18 meses de prisão por  incentivar escutas telefônicas ilegais. 04/07/2014 REUTERS/Neil Hall
Andy Coulson, ex-assessor de comunicação do primeiro-ministro britânico, David Cameron, deixa tribunal após ser condenado a 18 meses de prisão por incentivar escutas telefônicas ilegais. 04/07/2014 REUTERS/Neil Hall (Foto: Gisele Federicce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Michael Holden

LONDRES (Reuters) - Andy Coulson, ex-assessor de comunicação do primeiro-ministro britânico, David Cameron, foi condenado a 18 meses de prisão nesta sexta-feira por incentivar escutas telefônicas ilegais generalizadas por jornalistas para obter furos para o tabloide que ele editava, do magnata da mídia Rupert Murdoch.

Coulson, editor do extinto jornal News of World, de 2003 a 2007, foi condenado na semana passada por conspiração para interceptar mensagens de voz em telefones celulares após um julgamento de oito meses no tribunal de Old Bailey, em Londres.

continua após o anúncio

"O que isto diz é que está correto que a Justiça seja feita e que ninguém está acima da lei", disse Cameron, que se desculpou por ter contratado Coulson.

O líder da oposição trabalhista, Ed Miliband, criticou Cameron por trazer um "criminoso para o coração de Downing Street" - a sede do governo britânico.

continua após o anúncio

A pena máxima que Coulson, de 46 anos de idade, poderia enfrentar era de dois anos, mas o juiz disse ter levado em conta sinais de bom caráter fora de sua carreira.

Coulson não demonstrou emoção quando a sentença foi lida em um tribunal de Old Bailey, em Londres.

continua após o anúncio

"Cabe ao Sr. Coulson ... a maior responsabilidade pelas escutas telefônicas do News of the World", disse o juiz John Saunders. "Ele sabia sobre isso e incentivou, quando deveria ter proibido."

A sentença foi divulgada exatamente três anos depois do dia em que o jornal The Guardian publicou as revelações de que o correio de voz do telefone da estudante assassinada Milly Dowler havia sido acessado.

continua após o anúncio

A denúncia provocou indignação em todo o país e levou Murdoch a fechar o tabloide de 168 anos apenas alguns dias mais tarde. Foi constatado que o jornal tinha usado grampos ilegais em milhares de alvos - de estrelas de cinema a vítimas de criminalidade e ministros do governo - para obter furos para o jornal.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247