Eugênio Bucci: imprensa desregulada é ponto fraco da democracia
"Marcos regulatórios democráticos impedem a censura, a censura privada", afirmou o jornalista Eugênio Bucci, que também é professor e pesquisador
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Jornalista, professor e pesquisador, Eugênio Bucci alertou para a necessidade de regulação da imprensa no Brasil. "Não ter uma imprensa regulada é um dos pontos mais fracos da nossa democracia", disse em entrevista ao site Opera Mundi.
De acordo com o estudioso, há uma incompreensão muito grande sobre a regulação. "Acham que é censura ou estatismo, e não é nenhum dos dois. Ao contrário, marcos regulatórios democráticos impedem a censura, a censura privada", disse.
O pesquisador também afirmou que houve um deslumbramento da imprensa com a Operação Lava Jato, por exemplo, e que, muitas vezes, a falta da criticidade necessária vinha da necessidade de os jornalistas manterem boas relações com suas fontes, "se não ficavam sem a notícia ou ela era passada para o concorrente".
"Estamos em um período em que temos que fortalecer a imprensa. Digo o conjunto, não só nos grandes veículos ou grandes meios, TV e internet, falo do conjunto dos órgãos e profissionais que apuram e discutem os fatos em termos racionais, compreensíveis, responsáveis. Para isso, temos que discutir os processos e considerar outras variáveis que afetam a cobertura jornalística", acrescentou.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247