Estadão adere ao lobby para manter doação da Eletrobrás ao setor privado

Após o Globo e a Folha, Estado de S. Paulo partiu para o ataque contra Lula depois de o governo ir à Justiça contra diluição do poder da União sobre a Eletrobrás

Lula
Lula (Foto: Reprodução | Fernando Frazão/Agência Brasil | Ricardo Stuckert/PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Estado de S. Paulo se somou à Folha de S. Paulo e ao jornal O Globo no lobby para pressionar o governo Lula (PT) a manter intocada a doação da Eletrobrás, maior empresa de energia do Brasil, ao capital financeiro privado.

A doação da companhia - estratégica até mesmo para a segurança nacional - ocorreu no fim do governo de Jair Bolsonaro (PL), em movimento capitaneado pelo então ministro da Economia, Paulo Guedes. O poder da União sobre a Eletrobrás foi diluído, com redução de seu poder de voto - medida esta que Lula tenta reverter na Justiça.

continua após o anúncio

>>> Ação no STF visa "restabelecer direitos políticos" da União sobre a Eletrobrás, diz ministro de Minas e Energia

O Estado de S. Paulo acusa o presidente de "tentar reverter no tapetão a privatização da Eletrobrás": "Lula desrespeita ao mesmo tempo o Congresso e os muitos eleitores que nele votaram não por simpatizarem com a embolorada agenda lulopetista, mas apenas para impedir que Jair Bolsonaro se reelegesse". No entanto, desde a campanha eleitoral Lula já se posicionava contra a privatização da Eletrobrás e indicava que poderia se movimentar no sentido de impedir a doação da empresa a acionistas privados.

continua após o anúncio

Na sequência, o jornal lembra da fala do presidente à TV 247 - quando chamou a privatização da Eletrobrás de "crime de lesa-pátria" - e diz que o interesse de Lula em reestatizar a companhia está em utilizá-la "como cabide de emprego para arregimentar apoio político" e "para acomodar sindicalistas companheiros".

O editorial ainda afirma que o presidente "quer impor o atraso petista na marra, recorrendo ao Judiciário para tentar desfazer o que foi decidido pelo Congresso, em particular no que diz respeito às estatais". 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247