"Esquerda nunca foi solidária a Walter Delgatti", diz Leonardo Stoppa

O jornalista também enfatizou a importância da "Vaza Jato", afirmando que sem ela o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda estaria preso

(Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Nesta quarta-feira, durante o programa "Leo ao Quadrado", o jornalista Leonardo Stoppa fez declarações importantes em relação ao hacker Walter Delgatti, conhecido por sua participação na "Vaza Jato". Stoppa afirmou que a esquerda nunca foi solidária a Delgatti e defendeu que suas habilidades deveriam ser colocadas a serviço do Brasil, destacando a utilidade pública de seus serviços. Além disso, o jornalista comparou a situação de Delgatti com a de Julian Assange, criticando a suposta incoerência na defesa do fundador do WikiLeaks em detrimento do hacker brasileiro.

Delgatti foi preso pela Polícia Federal (PF) por descumprir medidas judiciais. Segundo as autoridades, o hacker não foi encontrado nos endereços fornecidos por ele à Justiça, localizados em Araraquara e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A PF constatou que Delgatti desrespeitou a determinação judicial que o proibia de utilizar a internet, criando e-mails e uma conta em um site de compras. Além disso, foram identificadas outras violações, como o uso de e-mails vinculados à sua conta bancária para receber doações via PIX e a criação de contas para serviços de backup em nuvem.

continua após o anúncio

O Ministério Público Federal (MPF) argumentou que Delgatti não apenas continuou acessando a internet, mas também deixou de atualizar seu endereço junto à Justiça, indicando uma intenção de se ocultar de eventuais decisões judiciais. Essas ações resultaram em sua prisão durante a Operação Spoofing, em julho de 2019, que desmantelou uma organização criminosa envolvida em atividades cibernéticas ilícitas. Na ocasião, Delgatti admitiu ter invadido contas de procuradores e compartilhado as mensagens com o site The Intercept Brasil.

Apesar das acusações anteriores, Stoppa defendeu Delgatti, argumentando que suas habilidades poderiam ser utilizadas em benefício do Brasil. O jornalista também enfatizou a importância da "Vaza Jato", afirmando que sem ela, a república de Curitiba estaria atuando até hoje e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda estaria preso. Stoppa criticou a falta de solidariedade da esquerda em relação a Delgatti, ressaltando que nos Estados Unidos ele seria considerado um herói e poderia estar trabalhando nos serviços de inteligência.

continua após o anúncio

O jornalista também questionou a postura de alguns defensores de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que se mostraram pouco engajados na defesa de Delgatti. Stoppa destacou a aparente incoerência de defender Assange, conhecido por divulgar informações sigilosas, enquanto Delgatti, que também divulgou mensagens de interesse público, recebe menos apoio. Assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247