Em depoimento, Cameron nega acordo com Murdoch

Primeiro-ministro britânico disse que suas conversas com o magnata, que teve o jornal News of The World envolvido em escândalo de grampos, eram sobre grandes questões internacionais e que nunca negociou decisões políticas em troca de apoio editorial

Em depoimento, Cameron nega acordo com Murdoch
Em depoimento, Cameron nega acordo com Murdoch (Foto: LUKE MACGREGOR/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, negou nesta quinta-feira que tenha feito qualquer acordo com Rupert Murdoch. Ele prestou depoimento sobre o caso na comissão que investiga as práticas da imprensa britânica pelo escândalo das escutas telefônicas no News of the World, semanário do magnata Murdoch, que foi fechado após descoberta de que o veículo grampeava telefones de celebridades e políticos para obter informações para suas matérias.

O depoimento do líder do Partido Conservador não trouxe muitas novidades. Em suas primeiras falas, Cameron apenas se referiu em termos mais gerais à relação entre a imprensa e o poder, tema central da comissão. "Foi muito próxima e acredito que temos que fazer com que seja mais equilibrada", disse. O premiê ainda opinou sobre a relação dos políticos britânicos e a imprensa. "Eu acredito que os políticos acham que a imprensa está sempre errada. E grande parte da imprensa acha que os políticos só se preocupam consigo mesmos, não são guiados pelas razões certas. Isso virou um relacionamento ruim", acrescentou ele, que também defende um futuro com "mais transparência, mais regulação e um pouco mais de distância".

Cameron falou que seus assuntos com Murdoch abordavam as grandes questões internacionais e não assuntos comerciais, negando negociação entre  decisões políticas e apoio editorial. Cameron ainda terá de explicar suas relações com dois ex-diretores do grupo de Murdoch, Andy Coulson e Rebekah Brooks. A comissão também quer saber sobre vínculos entre o primeiro-ministro e o marido de Rebekah Brooks, um amigo de infância.

continua após o anúncio

Com informações dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247