Diretor do NYTimes reforça aposta digital

Arthur Sulzberger Jr. afirma que perspectivas de crescimento vêm do meio eletrônico, e não mais do papel; ele compara ainda seu jornal a uma empresa de navios que tem que se transformar em companhia aérea

Diretor do NYTimes reforça aposta digital
Diretor do NYTimes reforça aposta digital (Foto: Danilo Verpa)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Palestrante do encontro da Sociedade Interamericana de Imprensa, o diretor do The New York Times Arthur Sulzberger Jr. falou sobre a crise dos jornais e o futuro da mídia eletrônica. Confira alguns trechos do seu depoimento a Sérgio Dávila e Nelson de Sá, da Folha de S. Paulo:

Futuro digital

Olhando para a frente, conforme crescemos mais globalmente, o digital é o melhor veículo para esse crescimento, porque dá instantaneidade, permite usar ferramentas como vídeo. Enquanto os nossos leitores quiserem o impresso, ofereceremos as notícias e informações no impresso. Mas a nossa capacidade de crescer claramente depende de ser mais internacional e digital.

continua após o anúncio

Modelo de cobrança por conteúdo

Eu não acredito que exista uma única resposta, que sirva aos problemas de todos os jornais. Toda organização noticiosa terá de aparecer com sua própria versão e testar e aprender e tentar novamente. Fomos abençoados porque o modelo de paywall que levantamos se mostrou muito bem-sucedido.
Houve um debate interno aberto sobre se deveríamos fazê-lo ou não. No fim, os que achavam que deveríamos e os que achavam que não estão todos dizendo, agora, "Sim, funcionou!".

continua após o anúncio

Site no Brasil

Não, nem um pouco. Economias têm altos e baixos, é natural. Esta economia é forte e vibrante. O país tem potencial real para crescer para além de onde já está hoje. É a sexta economia no mundo e provavelmente será a quinta, não demora. Mais, sua taxa de crescimento diminuiu, porém muitos outros lugares estão encolhendo.
Mas é mais do que só a economia. É a cultura, o crescimento da cultura brasileira. Ela está sendo abraçada ao redor do mundo de maneira muito mais vibrante. É um lugar excitante, e tínhamos de ser parte disso.

continua após o anúncio

Limite de 30% ao capital estrangeiro

Estamos cientes da lei. Vamos fazer tudo absolutamente de acordo com as leis no Brasil. Estamos falando com as pessoas sobre o que isso significa e como podemos atingir nosso objetivo de uma maneira que siga as exigências legais.

continua após o anúncio

Morte do papel

Eu não posso responder, porque não sei a velocidade da mudança. Então temos de ser flexíveis. Enquanto as pessoas quiserem o impresso e pudermos fazê-lo com lucratividade, faremos. Quando disserem não, vamos reconhecer e mudar.
É como uma companhia de navios que quer se tornar uma companhia aérea. É a mesma missão, levar as pessoas através do oceano Atlântico, do Pacífico. Por que deveríamos nos importar se elas o fazem desse ou daquele jeito?

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247