Dirceu e o mensalão: um caso de rara unanimidade
Às vésperas das eleições municipais, os três principais jornais do Brasil concordam em suas manchetes: José Dirceu, “capitão do time” do primeiro governo Lula, foi o mandante, o “capo”, o “poderoso chefão”. A dúvida é saber que impacto isso efetivamente terá na escolha do eleitor no próximo domingo

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – Se os diretores de redação dos três mais influentes jornais do Brasil – Folha de S. Paulo, Globo e Estado de S. Paulo – decidissem se falar para combinar suas manchetes desta quinta-feira, elas não sairiam tão parecidas. José Dirceu, “capitão do time” do primeiro governo Lula, foi o “mandante” do mensalão, uma espécie de capo, de poderoso chefão da organização mafiosa em que se tenta transformar o PT.
Dirceu já tem um voto pela condenação e, ao que tudo indica, terá hoje um pela absolvição, a ser proferido por Ricardo Lewandowski na sessão desta quinta-feira. Mas o que importa são as manchetes já disponíveis para os últimos programas eleitorais. O PT, organização criminosa, tinha um capo todo-poderoso, José Dirceu, para corromper outras legendas e comprar votos no Congresso Nacional. Essa é a história contada nos últimos capítulos da “Avenida Brasília” (como bem definiu a trama o escritor Nelson Motta).
A dúvida, agora, é: que impacto esse julgamento paralelo, feito pelos meios de comunicação, terá no processo eleitoral, no próximo domingo. Segundo o Datafolha, o segundo turno em São Paulo tende a ser disputado entre Celso Russomano, do PRB, e José Serra, do PSDB, deixando Fernando Haddad, do PT, de fora. O Ibope, ao contrário, aponta Serra e Haddad mais colados. Em outras capitais, como Salvador e Fortaleza, candidatos do PT, continuam crescendo.
Pode-se alegar que a coincidência entra a data do julgamento e o processo eleitoral é – perdoem a repetição de palavras – mera coincidência. Nem tanto. Na sua coluna desta quinta-feira no Globo, Merval Pereira antecipa que Ricardo Lewandowski pode prolongar seu voto nesta quinta-feira, deixando a condenação de José Dirceu para “depois das eleições”.
Será que já havia uma manchete combinada para amanhã também?
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247