Diego Rivera é homenageado pelo Google

Site presta homenagem ao grande nome da arte latino-americana, que completaria 125 anos nesta quinta-feira

Diego Rivera é homenageado pelo Google
Diego Rivera é homenageado pelo Google (Foto: REPRODUÇÃO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lucas Reginato _247- O escolhido para estampar a página inicial do Google nesta quinta-feira foi o pintor mexicano Diego Rivera, que estaria completando 125 anos hoje. Considerado um dos maiores expoentes da arte latino-americana, Rivera trouxe ao Novo Mundo as modernas correntes que tomavam conta da Europa ao ter contato com Picasso, Dalí, Miró e outros que revolucionaram para sempre a estética artística.

Nenhum dos europeus, apesar disso, se aventurou pelos murais. Foi Rivera, junto a seus conterrâneos – destacam-se José Clemente Orozco e David Siqueiros – que criou o que ficou conhecido como “movimento muralístico”. As grandes pinturas serviam para retratar as cicatrizes de um povo oprimido pelo colonialismo e uma sociedade marcada pelas injustiças sociais.

A vida pessoas do artista também foi conturbada. Teve um relacionamento instável com a também pintora mexicana Frida Kahlo – se casaram em 1929, mas a infidelidade e a inquietação mútua não permitiu que se estabelecessem. Viveu durantes quatro anos em Nova Iorque, já com um trabalho consistente produzido, e deixou suas marcas pela megalópole americana – recentemente, o movimento “Occupy Wall Street” apropriou de suas obras para utilizá-las em seus protestos.

continua após o anúncio

Diego Rivera morreu em 1957, aos 70 anos, na Cidade do México, onde construiu a maior parte de sua obra. Não conseguiu, entretanto, finalizar um ambicioso projeto que pretendia contar toda a história mexicana em um gigantesco mural.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247